Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Ellayne Czuryto/Secom-TO

Foto: Ellayne Czuryto/Secom-TO

O Hospital Geral de Palmas (HGP) participa de um projeto multicêntrico (são 50 centros no País), que visa avaliar, de forma pioneira, o impacto dos fatores de riscos genéticos para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares na população brasileira. Em cincos meses de estudo, com o suporte do Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (LACEN-TO), foram incluídos mais de 100 casos de pacientes com infarto de miocárdio, AVC e oclusão arterial de membros.

A iniciativa é desenvolvida pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), do Ministério da Saúde (MS); o Hospital Alemão Oswaldo Cruz de São Paulo e o Grupo Fleury, ambos reconhecidos pela excelência em assistência médica e pesquisa. A parceria firmada é para a realização de estudo de casos-controle sobre doenças cardiovasculares ateroscleróticas. “É gratificante e motivador ver um centro como o do Tocantins se destacar. Eu tinha convicção do potencial do centro do Tocantins, e agora vemos a comprovação e o comprometimento com o estudo. Vamos todos juntos alcançar os 3.800. Um estudo que agregará para entendermos o processo de adoecimento por Doenças Cardiovasculares Ateroscleróticas no país”, disse o coordenador do estudo, Gustavo Bernardes Oliveira.

O médico cardiologista intervencionista do HGP, Andrés Sánchez, investigador principal do estudo, ressaltou que “conseguimos atingir nosso primeiro objetivo de ultrapassar os 100 casos em cinco meses de estudo (101 casos incluídos desde maio de 2023). Dentre esses 101 pacientes, foram 90% dos casos Infarto agudo do miocárdio (IAM) AVC- oclusão arterial aguda e 10% de casos controle. A maioria foram casos de IAM, porém tivemos muitos casos de Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (AVCI) e Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico (AVCH) - oclusão arterial aguda (OAA sendo dois de membros inferiores (MMII) e um de membro superiores (MMSS) em paciente jovem). Nosso próximo objetivo será ultrapassar 140 inclusões até o final do ano. O HGP fez o paciente número 3 mil do quantitativo nacional. Nosso próximo objetivo será ultrapassar 140 inclusões até o final do ano”, reforçou.

 A enfermeira e pesquisadora, Maristela Bezerra faz a coleta dos dados. “Os participantes passam por avaliação clínica, entrevista por meio de questionário estruturado, bem como coletas de sangue e urina, que serão utilizadas para análise bioquímica e genética. O sequenciamento genético e a análise de variantes serão realizados pelo Grupo Fleury”, pontuou, acrescentando que “os dados de sequenciamento do genoma e os resultados da pesquisa serão integrados à base de dados genômicos do Programa Nacional de Genômica e Saúde de Precisão - Genomas Brasil, contribuindo para o desenvolvimento de um perfil genético da população brasileira”, destacou.

Encontro

Nos dias 8 e 9 deste mês, o projeto Estudo CV Genes promoveu o I Encontro de Pesquisadores do Estudo CV Brasília, uma iniciativa realizada pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em parceria com o Grupo Fleury e o Ministério da Saúde (MS), por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS). O evento reuniu 60 participantes, incluindo pesquisadores do HGP e de todas as regiões do Brasil, gestores de estudos em genética, palestrantes internacionais e autoridades da área da saúde.

Durante o evento foram discutidos os resultados preliminares do Estudo CV-GENES, o desenho detalhado do estudo e a possibilidade de criar um repositório de dados em genética para facilitar o compartilhamento de informações e promover colaborações no campo da genética no Brasil. (Secom/TO)