Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

Foto: Regiane Rocha/Secom Palmas

Foto: Regiane Rocha/Secom Palmas

Criatividade e muita disposição para apresentação dos projetos expostos é o que não falta nos alunos da rede municipal de ensino, na 8ª edição da Feira de Empreendedorismo, Ciência, Inovação e Tecnologia (Fecit 2023), que está acontecendo no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues. A exposição conta com a apresentação de 149 projetos científicos de diversas instituições de ensino. O evento começou na segunda-feira, 13 e segue até a próxima quinta-feira, 16.

As apresentações contam com a com participação de professores e estudantes da Educação Infantil, Nível Fundamental I, Nível Fundamental II; Educação ao longo da Vida, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Universidade da Maturidade (UMA), Programas de Aprendizagem Profissional, Ensino Médio Regular, Técnico de Nível Médio, Graduação e Pós-Graduação.

Uma das exposições que está cativando o público é o projeto ‘Chuva de Manga’, fruto abundante na Capital, assim como na Escola Municipal de Tempo Integral (ETI) Santa Bárbara, o que inspirou os alunos da professora Janaina Salles de Sousa, do 1º ano, a desenvolverem receitas de sucesso como o Manguça (feito a partir da manga verde), brigadeiro, geleia, doce e suco. Todas as receitas estão disponíveis para degustação. “Temos muitas mangas em nossa escola e acho um desperdício não aproveitar todo o potencial dessa fruta que é uma delícia. Apresentei a ideia e as crianças adoraram. Foi assim que chegamos a essas deliciosas receitas feitas com a participação de cada aluno”, esclarece a professora Janaina. 

O Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Príncipes e Princesas está dando show de apresentação com o projeto 'Reaproveitamento dos alimentos: nada se perde, tudo se transforma', desenvolvido por alunos do 1º ano da instituição, sob a coordenação das professoras de ciências Cleide Rubin e Maria da Guia. De acordo com as professoras, ao longo das pesquisas, foram desenvolvidas mais de 30 receitas, e cada família de alunos ficou responsável por uma experiência. Para a Fecit 2023 foram selecionados apenas cinco pratos, sendo o brigadeiro de casca de banana, água saborizada (feita com cascas de frutas), suco da casca do abacaxi, a torta de talos e o pudim de sobras de pães. Todos os pratos expostos poderão ser degustados.

A banana também foi tema de diversos experimentos, alunos da Escola Municipal Francisca Brandão levaram para a Fecit 2023 cookies, farofa da casca do fruto, doce, sorvete e até adubo. Tudo feito por alunos do 3º ano, sob a supervisão da professora Evany Rodrigues, que acompanha de perto todas as apresentações sobre o projeto. O aluno Gustavo Dias Magalhães sabe tudo sobre a história e trajetória da banana desde o século XV até a atualidade. “Aprendi tudo sobre a banana para apresentar o melhor a aqui na feira. Sei até que existem bananas gigantes que não são produzidas no Brasil”, declara o falante estudioso da fruta. 

A preocupação com o meio ambiente não ficou de fora das exposições da turminha da Secretaria Municipal da Educação (Semed) de Palmas. O projeto ‘Uso sustentável do bagaço de malte da produção de cerveja artesanal e industrial’ mostra o que é possível fazer com o produto que seria descartado no meio ambiente, com grandes prejuízos para a natureza. O professor Elton Pereira de Sousa, juntamente com os alunos do 9º ano da Escola Municipal Vinicius de Moraes, mostra que a partir dos resíduos que seriam descartados com a produção da bebida, é possível fazer sabonete, fertilizantes, composteira (adubos) e até pão de malte. 

Outro projeto que está dando o que falar é o condicionador orgânico que recebeu o nome de ‘Mara-Cojin’, feito por cinco alunas, do 5º ano, da Escola Municipal Crispim, sob a coordenação da professora Karita Freitas Alves. Para desenvolver o produto, a docente disse que pediu colaboração de outras instituições para utilizar o laboratório, por exemplo. “O sucesso já está garantido e nossas alunas já foram até convidadas a palestrarem sobre o produto para aluno do curso de cosmetologia do Centro Universitário Unitop, aqui em Palmas”, destacou. (Secom Palmas)