Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Keven Lopes/Adapec

Foto: Keven Lopes/Adapec

O período do vazio sanitário do algodão encerra na próxima segunda-feira, 20, e com isso, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) comunica aos cotonicultores que a janela de plantio da cultura será aberta na terça-feira, 21 e seguirá até o dia 15 de janeiro para primeira safra (sequeiro) e para as áreas plantadas a partir do dia 15 de Janeiro (algodão safrinha) seguirá até dia 15 de março de cada ano.

O vazio sanitário teve início no dia 20 de setembro, e segundo o responsável técnico pelo Programa Estadual de Controle do Bicudo do Algodoeiro, Cleovan Barbosa, o objetivo do vazio para esta cultura foi prevenir e controlar o bicudo do algodoeiro, a principal praga que ataca o algodão. “Durante o vazio sanitário a Adapec realizou o monitoramento das áreas que cultivaram algodão, a fim de garantir que não houvesse a presença de plantas com riscos fitossanitários no campo, quebrando o ciclo de produção para evitar que pragas como o bicudo do algodoeiro ganhe força nas lavouras", disse Cleovan Barbosa.

A Adapec ressalta que os cotonicultores devem realizar o cadastro obrigatório das propriedades produtoras junto ao escritório da Agência no município onde a lavoura está cultivada até 15 de janeiro para o algodão primeira safra e até 15 de março para o algodão safrinha, conforme estabelece a legislação.

Dados

Na safra 2022/2023 foram cadastradas junto a Adapec, uma área de plantio de 6.300 hectares distribuído entre os municípios de Mateiros, Dianópolis, Campos Lindos e Tocantinia.

Bicudo do Algodoeiro

Os adultos são besouros com coloração cinza ou castanha, com 3 mm a 7 mm de cumprimento. Infesta as lavouras de algodão desde o início da emissão de botões florais até a colheita, podendo ter de 4 a 6 gerações em um ciclo da cultura e se não controlado pode causar perdas de até 70% da produção.