Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Marcos Filho Sandes

Foto: Marcos Filho Sandes

Antecedendo o período chuvoso, que no Norte do Brasil se intensifica entre os meses de novembro e março, o Ministério da Saúde adotou uma nova estratégia para a Campanha de Vacinação contra a Influenza na região, iniciando uma repescagem que seguirá do dia 13 de novembro a 15 de dezembro. O objetivo é reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza na população-alvo para a vacinação.

A campanha é tradicionalmente realizada em todo o Brasil nos meses de abril e maio, mas, até o momento, de acordo com a diretora de Imunização da Secretaria da Saúde de Araguaína, Samila Braga, apenas 48% da população prioritária buscou a imunização na cidade.

“Dentre os grupos prioritários, a menor procura foi das puérperas, doentes crônicos, trabalhadores da Educação e crianças”, enfatizou a diretora. A Saúde de Araguaína conta hoje com mais de 11 mil doses do imunizante disponíveis.

Tripla proteção

A vacina utilizada é trivalente, ou seja, apresenta três tipos de cepas de vírus em combinação, protegendo contra os principais em circulação no Brasil: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B. Produzida pelo Instituto Butantan, a vacina contribui efetivamente para reduzir o adoecimento, complicações e a mortalidade causada por esses três vírus respiratórios.

A vacina também ajuda a proteger aqueles que são mais vulneráveis às doenças graves associadas à gripe, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e a descompensação de quadros de doenças pré-existentes, que podem levar à morte.

Grupos prioritários

Na campanha, devem ser vacinados idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, crianças de seis meses a menores de seis anos de idade, gestantes, puérperas, povos indígenas, professores, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, profissionais das forças de segurança e salvamento, profissionais das Forças Armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade com mais de 18 anos de idade, adolescentes e jovens em medidas socioeducativas e pessoas em situação de rua.

Onde procurar a imunização

A vacina está disponível de segunda à sexta-feira em todas as UBS (Unidades Básicas de Saúde) de Araguaína. A UBS Araguaína Sul, UBS Setor Couto (Albeny Soares), UBS do Bairro de Fátima e UBS Dr. Francisco (Vila Aliança) funcionam das 7 às 19 horas. Já as demais atendem das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.

Dia D

A campanha contará ainda com um Dia D de mobilização, previsto para 25 de novembro, das 8 às 13 horas, em todas as UBS.