Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Keven Lopes/Adapec

Foto: Keven Lopes/Adapec

O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) iniciou na manhã desta segunda-feira, 20, e segue até sexta-feira, 24, um curso de capacitação em higiene e segurança de alimentos para o Serviço de Inspeção Estadual (SIE) e participação de representantes do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de alguns municípios.

O evento está sendo realizado no auditório do Hospital Veterinário do Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra).

O vice-presidente da Adapec, Lenito Abreu, destacou a importância da capacitação para os servidores que atuam no SIE e nos SIM que participam do curso. “A agroindústria está em crescimento no Tocantins e por isso, nós que atuamos no serviço oficial de inspeção de produtos de origem animal devemos capacitar as nossas equipes para dar respaldo às demandas deste setor que gera emprego e renda para o nosso Estado,“ disse Lenito Abreu.

O gerente de inspeção animal da Adapec, Antônio José de Sousa Caminha, explicou que este curso atenderá médicos veterinários e fiscais que atuam no SIE e que foi aberto para a participação dos SIM de diversos municípios do Estado e o objetivo capacitar estes servidores de forma teórica e prática sobre higiene e segurança de alimentos para atuarem de forma segura na aplicação da legislação dentro das empresas que industrializam os produtos de origem animal e estão cadastradas no SIE ou nos SIM.

O curso abordará temas como: principais microrganismos contaminantes de alimentos, características, meios de isolamento e interpretação de laudos de laboratórios; análise microbiológica de mãos de manipuladores de alimentos e análises de aeróbios mesófilos em alimentos; inspeção com base em risco na inspeção periódica; Sisbi, panorama atual e desafios; fraudes em derivados lácteos; inspeção em laticínios; análise de perigos e pontos críticos de controle em laticínios; aula prática inspeção permanente.