Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação Naturatins

Foto: Divulgação Naturatins

Com o intuito de orientar e fornecer informações sobre licenciamento ambiental, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) promoveu, em Araguacema, uma roda de conversa com os moradores da comunidade PA Canaã. A ação foi uma iniciativa das equipes da Área de Proteção Ambiental (APA) Ilha do Bananal/Cantão, da Diretoria de Gestão e Regularização Ambiental e da Unidade Regional do Naturatins em Paraíso.

O evento que ocorreu na quinta-feira, 16, levou à comunidade o conhecimento sobre os procedimentos adequados para o cadastramento de processos no Sistema Integrado de Gestão Ambiental (Sigam). 

As orientações foram realizadas pela técnica do Naturatins, Sâmyla Tássia. Ela enfatizou a importância de fomentar o conhecimento sobre o licenciamento ambiental. “É importante que a comunidade esteja ciente de todos os procedimentos necessários para a implementação de atividades que utilizem os recursos naturais, com base nos critérios estabelecidos pela legislação, para garantir a conservação e preservação do meio ambiente”, destacou.

Farinhada de Jatobá

Ainda na comunidade, ocorreu na sexta-feira, 17, a farinhada de Jatobá na casa do senhor Diolino Alves do Nascimento. Na ocasião, os visitantes puderam participar de todas as etapas do processamento do fruto. 

“A intenção é apoiar o desenvolvimento socioeconômico e ambiental da comunidade e do grupo de mulheres extrativistas que utilizam o jatobá como mais uma alternativa de geração de renda para suas famílias”, informou a brigadista do Naturatins, Thaillany Gomes.

A ação foi promovida pelas mulheres extrativistas da comunidade, e contou com o apoio do Naturatins, da Prefeitura Municipal de Araguacema, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Turismo e da Associação Onça D’agua.