Durante a abertura do I Fórum de Sustentabilidade do Tocantins, evento promovido pelo Sebrae e Energisa, o presidente da BRK no Tocantins e Pará, José Mário Ribeiro, destacou a importância do investimento social privado para a sustentabilidade e ações socioambientais que geram impactos positivos nas comunidades e no meio ambiente.
A abertura ocorreu na noite dessa segunda-feira, 20, no auditório da Câmara dos Dirigentes e Lojistas de Palmas (CDL) e contou com parceiros como BRK, Fieto e Governo do Tocantins, por meio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos. A ideia da iniciativa é criar um espaço de diálogo e colaboração entre os setores público, privado, sociedade civil organizada e comunidade científica.
“A pauta de sustentabilidade é uma bandeira de todos e essas discussões aprimoram objetivos e projetos comuns que terão impactos positivos à sociedade e ao meio ambiente. O saneamento tem alto impacto ESG. Nosso negócio produz efeitos positivos diretos sobre o meio ambiente, a inclusão social e envolve a prática de governança para garantir a sustentabilidade das concessões”, destacou.
O superintendeu do Sebrae, Rérison Antonio Castro, lembrou durante a abertura do evento que o desenvolvimento sustentável pode ser definido como o desenvolvimento econômico de uma comunidade ou um país que leva em conta o meio ambiente e não esgota os recursos para o futuro. Ele comenta que é diferente do crescimento econômico, que tende a esgotar os recursos naturais e prejudicar a diversidade biológica, incluindo a vida humana. “Discutir a sustentabilidade tem a ver com a nossa existência. Essa pauta é urgente e está cada vez mais evidente que precisamos debater soluções de sustentabilidade em ambientes de negócios para que eles pensem em empreendedorismo com responsabilidade econômica, social e ambiental. Não cabe mais sacrificar todo o meio ambiente em detrimento de um único beneficiado, por isso estamos aqui, para discutir soluções que vão enriquecer nosso planeta”, pontuou.
Fórum
A BRK, como apoiadora do Fórum de Sustentabilidade, leva para a programação desta terça-feira, 21, às 16h, o painel “Investimento social privado como garantia dos direitos da criança”. Ministrado pela diretora de alianças corporativas do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef Brasil), Renata Alvarenga, o tema terá contribuições do diretor de sustentabilidade e ESG da BRK, Carlos Almiro, e do gerente de operações da BRK em Palmas, Pedro Gobbo.
O objetivo principal do fórum é sensibilizar e conscientizar os participantes sobre a importância da construção conjunta de uma agenda de desenvolvimento sustentável para o Estado do Tocantins.