Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Chico Sisto

Foto: Chico Sisto

O vereador Daniel Nascimento (Republicanos) protocolou Projeto de Lei na Câmara de Palmas com a intenção de instituir a Campanha Mulheres na Política na capital.

A proposta visa incentivar e facilitar a participação das mulheres nos espaços políticos e de liderança, além de inclusão no Calendário Oficial de Eventos da cidade.

A campanha, que será realizada anualmente durante o mês de março, busca a disseminação de informações por meio de palestras, seminários e mídias digitais, a conscientização sobre a importância da participação feminina na política local e a motivação para que as mulheres concorram a cargos eletivos. 

Além disso, visa instruir sobre a filiação partidária e como agir diante de casos de violência política. Para alcançar esses objetivos, o Poder Executivo poderá estabelecer parcerias com entidades públicas, organizações da sociedade civil, fundações e instituições de ensino. 

O projeto fundamenta-se no programa "Mais Mulheres no Poder" do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), que busca a conscientização e promoção da participação política das mulheres nos cargos de poder e decisão. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral, embora 53% do eleitorado na capital seja composto por mulheres, a representatividade feminina nos órgãos políticos ainda é considerada baixa. 

De acordo com o vereador, a proposta reflete a preocupação com a histórica segregação das mulheres em diferentes setores da sociedade e tem o propósito de colocar a questão "Mulher na Política" em destaque durante todo o ano, com foco especial no mês de março, buscando mobilizar diversos segmentos da sociedade para efetivamente discutir o tema e promover ações que aumentem a participação feminina na vida política do município.