Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Marcos Veloso/Secom-TO

Foto: Marcos Veloso/Secom-TO

O vice-governador Laurez Moreira recebeu nessa quinta-feira, 23, o título de Doutor Honoris Causa em Ciências Políticas concedido pela Faculdade de Ciências Médicas e Jurídicas (Facmed), em Augustinópolis. A titulação Honoris Causa é a mais alta honraria dispensada por instituições de ensino superior a personalidades públicas por relevantes serviços prestados à sociedade. Laurez Moreira recebeu o título das mãos do presidente e procurador institucional da universidade, Dr. Nilton Elias de Sousa.

O vice-governador Laurez Moreira, agradeceu a honraria. “Receber o título honorífico desta instituição me orgulha muito, porque eu sei da importância que tem. Nós queremos, fortalecer cada vez mais as instituições de ensino, e eu tenho a convicção de que quanto mais as academias estiverem contribuindo com o desenvolvimento da sociedade nós iremos ganhar todos, porque é isso que transforma um povo. Então, meu caro magnífico reitor, meu muito obrigado, agradeço a todos que me escolheram para receber esta homenagem, que para mim é de grande importância na minha vida, vou guardar para sempre esse momento", agradeceu.

A indicação do vice-governador foi aprovada em reunião do Conselho Superior da Universidade.

O presidente da Facmed, doutor Nilton Elias de Sousa, ressaltou os motivos que levaram a conceder esse tão importante título. “Hoje nos reunimos para homenagear e agraciar pessoas que são importantes para a sociedade e para a região do Bico do Papagaio, representantes da luta diária na construção de uma sociedade melhor, mais igualitária e com oportunidades para todos”, destacou.

O prefeito de Augustinópolis, Antônio do Bar, que também foi agraciado com a honraria, agradeceu e parabenizou o Vice-governador. “Eu quero parabenizar o senhor por vir prestigiar esse momento tão importante para a educação de Augustinópolis, bem como pelo seu merecido título, por tudo que já fez e tem feito pela nossa sociedade”, declarou

O secretário de estado da Segurança Pública, Wlademir Costa, também foi homenageado com a honraria.

A cerimônia de titulação também contou com a inauguração e descerramento da placa da nova sede da Facmed.

Laurez Moreira

Tocantinense, nascido em Dueré, filho de dona Laurinda e Juarez Moreira, advogado e pai de três filhos. Seu pai foi um dos fundadores de Dueré, onde foi agropecuarista, vereador e prefeito. Iniciou a sua militância na universidade, onde foi presidente do diretório dos estudantes. Sua primeira eleição vencida foi como vereador em Dueré, onde exerceu a presidência da Câmara Municipal. Posteriormente, foi eleito por três vezes deputado estadual, duas vezes deputado federal; tendo ocupado a secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Turismo. Em 2012, resolveu usar a sua experiência política e administrativa em favor do executivo municipal, sendo eleito por duas vezes prefeito de Gurupi, fez uma gestão onde foi considerado um dos melhores prefeitos do Estado, ganhando diversos prêmios em nível nacional, entre eles o de Prefeito Empreendedor, sua gestão foi aprovada por 95% da população, um marco na história da cidade.