Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cotidiano

Foto: Freepik

Foto: Freepik

Com a proximidade das festas de fim de ano, os comércios e residências começam a ganhar mais luz com as decorações natalinas. No entanto, este também é o momento de tomar medidas de segurança para se evitar acidentes elétricos que, dependendo da gravidade, podem ser fatais. 

De acordo com um levantamento da Abracopel - Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade, mais de 40% dos incêndios de origem elétrica registrados em 2022 ocorreram em casa. O segundo lugar com maior número de ocorrências foi ocupado por pequenos e grandes comércios, com 20% dos episódios identificados pela associação. 

“Equipamentos elétricos manuseados de forma imprudente podem gerar curto-circuito, choques e até incêndios. Por isso, reforçamos tanto a orientação de ser cauteloso e, sempre que necessário, ter o acompanhamento de um profissional habilitado para realizar serviços elétricos”, ressalta a coordenadora de saúde e segurança da Energisa Tocantins, Luciana Teixeira. 

Entre as orientações, se destacam as seguintes:  

1. Verifique a Qualidade das Luzes de Natal: Antes de pendurar as luzes de Natal, inspecione-as cuidadosamente. Certifique-se de que não há fios desgastados, conectores danificados ou lâmpadas quebradas. Substitua qualquer item comprometido para evitar curtos-circuitos.  

2. Utilize Tomadas e Extensões Adequadas: Evite sobrecarregar tomadas e extensões elétricas. Distribua a carga de maneira equitativa e nunca conecte mais dispositivos do que a capacidade da tomada permite. Se necessário, opte pelo uso de extensões com proteção contra sobrecarga.  

3. Proteja as Instalações Externas: Para aqueles que decoram o exterior de suas casas, certifique-se de utilizar luzes e decorações específicas para uso externo. Esses dispositivos são projetados para resistir às condições climáticas adversas e reduzem o risco de choques elétricos.  

4. Mantenha Áreas Úmidas Livres de Eletricidade: Evite instalar decorações elétricas em locais propensos a umidade, como próximo a fontes de água. Além disso, não manuseie dispositivos elétricos com as mãos molhadas, pois isso aumenta o risco de choques.  

5. Desconecte as Decorações Durante a Noite ou Quando Ausente: Desligue as luzes e outros dispositivos elétricos decorativos sempre que você não estiver em casa ou durante a noite. Isso não apenas economiza energia, mas também reduz o risco de incêndios acidentais.  

6. Evite Sobrecarregar Árvores de Natal: Se você optar por uma árvore de Natal com luzes embutidas, certifique-se de que ela esteja em boas condições. Evite sobrecarregar a árvore com muitos enfeites luminosos, o que pode aumentar o risco de superaquecimento.  

7. Esteja Ciente dos Sinais de Problemas: Fique atento a sinais de problemas elétricos, como faíscas, cheiro de queimado ou interruptores aquecidos. Se notar qualquer um desses sinais, desconecte imediatamente o dispositivo e procure a assistência de um profissional.  

Ano Novo 

Outras orientações relevantes para o período de festividades, são: evitar o improviso no uso de extensões, benjamins, adaptadores e até o uso de fios desencapados; não realizar ligações temporárias de forma inadequada; e nunca manusear equipamentos eletroeletrônicos, como aparelhos de som, freezers ou geladeiras, com os pés descalços e com o corpo molhado, principalmente quando estiver próximo à piscina, lagos ou rios. 

Além disso, na virada do ano, os fogos de artifício só podem ser soltos longe da rede elétrica. “Seja na área urbana ou rural, não se deve, em hipótese alguma, soltar fogos na direção de postes e equipamentos de energia. Além do risco à vida, essa prática pode provocar a interrupção no fornecimento de energia de milhares de pessoas, inclusive de serviços essenciais”, alerta a coordenadora. 

A empresa reforça que, em caso de urgência envolvendo a rede elétrica, a comunidade contate por meio do telefone 0800 721 3330 ou um dos canais a seguir: 

  • Aplicativo para celular Energisa On      

  • Agência Digital www.energisa.com.br

  • Gisa (assistente virtual do Whatsapp): www.gisa.energisa.com.br.