Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Hiroshi

Foto: Hiroshi

Uma solenidade seguida de visita guiada às instalações marcou a inauguração da primeira Escola Sesi de Referência do Tocantins na noite dessa quinta-feira, 30/11, em Araguaína. O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO) e do Conselho Regional do Sesi Tocantins, Roberto Pires, o diretor de Operações do Departamento Nacional do Sesi, Paulo Mól, o superintendente do Sesi Tocantins, Fernando Ferreira e o governador do Estado em exercício, Laurez Moreira descerraram a placa de inauguração da Escola Sesi de Referência – Joaquim Sabino dos Santos – Marlon. 

A esposa do empresário homenageado com o nome da escola participou da inauguração. Marlon foi vice-presidente da Fieto e presidente do Sindicarnes/TO, à época de seu falecimento em 2013.

A Escola, até então instalada no Bairro Senador, passa a funcionar dentro do Centro de Atividades do Trabalhador do SESI (CAT), no Setor Cimba, totalizando 3.019,86 m² de área construída. A capacidade de atendimento é de 1500 alunos/dia nas séries do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e Ensino Médio e Educação de Jovens Adultos (EJA).

Ao abrir o evento, o presidente Roberto Pires destacou que a nova escola integra uma rede nacional que prevê a construção de 39 escolas em 22 estados e os projetos de expansão no Tocantins.  “Já está em construção a escola de Palmas com previsão de entrega em 2024 e estamos iniciando processo de licitação para a construção de uma escola do mesmo porte em Gurupi contemplando todas as regiões de nosso estado”, anunciou.

Pires também falou sobre a proposta inovadora da escola que instiga o aluno a investigar, descobrir, conectar, criar e refletir como protagonista no desenvolvimento de soluções. “Não há mais espaço para seguir as práticas de ensino de gerações anteriores e esperar por resultados diferentes. Na Escola Sesi de Referência damos atenção especial ao que os alunos realmente precisam para se desenvolverem e estarem aptos ao mercado de trabalho”, explicou.

A estrutura conta com três blocos térreos que comportam 10 salas temáticas e cinco laboratórios: maker, robótica, ciências da natureza, matemática e informática. Os espaços foram apresentados por alunos da escola que conduziram as demonstrações práticas de equipamentos, robôs e materiais didáticos de cada ambiente.

O diretor de Operações do Departamento Nacional do Sesi, Paulo Mól, representou o presidente da Confederação Nacional da Indústria, Ricardo Alban no evento.

“São escolas onde você favorece um aprendizado moderno, em que os alunos vão pesquisar, buscar novas informações. Então, o que eu torço é exatamente para que toda essa comunidade aqui de Araguaína possa valorizar essa estrutura do SESI, que aqui possam surgir muitos pesquisadores, muitos cientistas, pessoas que realmente vão transformar o país, vão transformar essa localidade”, disse o diretor.

O poder da educação foi ressaltado pelo governador em exercício Laurez Moreira. “Acredito muito na educação. Nada transforma uma sociedade mais do que a educação e quando uma instituição tão importante, igual à Federação da Indústria, percebe a importância de cuidar, não só da indústria, mas da educação e da formação da sua gente, isso dá certeza de que nós estamos no caminho certo”, afirmou Moreira.

O evento também foi prestigiado pelo prefeito em exercício, Marcos Duarte, por secretários de Estado e do município, vereadores, diretoria e conselheiros do Sistema Fieto, imprensa e empresários.