Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Adilvan Nogueira/Secom-TO

Foto: Adilvan Nogueira/Secom-TO

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), realizou o 1° Meat Day (Dia da Carne) na manhã desta sexta-feira, 1° de dezembro, na fazenda Água Azul, localizada na zona rural de Pium. O governador em exercício, Laurez Moreira, esteve presente no evento, que tem como objetivo contribuir para a construção de um setor agropecuário moderno e eficiente. 

Na ocasião, Laurez Moreira ressaltou a importância do setor para a economia tocantinense. “Nós temos a segunda economia que mais cresce proporcionalmente no Brasil, ficando atrás apenas de Mato Grosso, e muito disso é graças a esse setor tão importante para a nossa economia”, afirmou, ao citar o recurso de R$ 3,4 bilhões do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO), que possibilitará investimentos tanto neste setor quanto em outros setores produtivos do Estado.

O secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Jaime Café, destacou o sucesso do evento em reunir os principais produtores pecuaristas de todo o Tocantins. “Tivemos reunidos aqui pecuaristas da região do Bico do Papagaio, do sudeste do Estado, do centro-oeste e do centro-norte, para discutir avanços nesta atividade, que abrange a maior área de criação do Tocantins. O governador Wanderlei Barbosa determinou que fizéssemos esse entendimento com o setor produtivo e tenho certeza de que grandes agendas sairão daqui, tanto para melhoria do nosso produto quanto para o fortalecimento do produtor rural tocantinense”, comemorou o secretário. 

O diretor de Agricultura, Pecuária e Agronegócios da Seagro, José Américo Vasconcelos, lembrou que a ideia para este evento vinha sendo amadurecida, mas após uma visita técnica, que ocorreu no Mato Grosso do Sul, evidenciou-se a importância de uma organização dos produtores pecuaristas locais. “Para isso, nós trouxemos o presidente da Associação do Novilho Precoce, Rafael Gratão, para ele explicar a importância do associativismo entre os pecuaristas porque, só assim, terão forças para suas demandas com qualquer instituição, pública ou privada, além de se organizarem com relação ao mercado”, reforçou, ao comemorar o sucesso do evento: “a presença massiva dos pecuaristas tocantinenses aqui demonstra a disposição desses produtores em absorver conhecimento, metodologias para crescer e que estão totalmente abertos para o que foi proposto hoje. Avalio positivamente essa abertura”, classificou. A Seagro contabilizou cerca de 200 inscrições no credenciamento do evento. 

Meat Day

Meat Day ofereceu palestras que apresentam uma pecuária moderna e eficiente, que integra um sistema completo e dinâmico, envolvendo agentes das esferas públicas e privadas. O evento também proporcionou conexão entre lideranças do setor, o fortalecimento de marcas e selos, além da abertura de novos mercados. Este cenário resulta na criação de potenciais oportunidades de negócios e no crescimento do setor como um todo. 

Na parte da manhã, os temas apresentados foram: Retrato das plantas frigoríficas do estado do Tocantins, por Gilson Cabral (do Sindicarnes); em seguida, Fabiano Tito Rosa (da Minerva) falou sobre Mercado de carne bovina: panorama e tendências; Rafael Gratão (da Associação do Novilho Precoce-MS) discorreu sobre Como produzir carne de qualidade; Jordan Timo (da Niceplanet Geotecnologia) detalhou sobre Desafios e oportunidades da rastreabilidade; Yago Travagini (da Agrifatto) explanou acerca das Ferramentas para boa comercialização. A sessão de palestras da manhã terminou com uma roda de conversa moderada por Fabiano Araújo.

Na programação da tarde, Ricardo Passos (Cria Fértil) abordou sobre os 10 passos para criação de sucesso. A programação findou com uma visita dirigida às instalações da Fazenda Água Azul, intermediada pelo administrador Marco Aurélio Sampaio.

Parceiros

São parceiros no evento: Sistema OCB/TO, Fazenda Água Azul, Associação do Novilho Precoce-MS, Criafértil, Minerva Foods, Sindicarnes-TO, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Sicredi, Campo Nutrição Animal, Zé Bento Implementos Agrícolas, Agrojem e Marca Motors Mitsubishi. (Secom/TO)