Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação Ses

Foto: Divulgação Ses

Um marco revolucionário na área da saúde e tecnologia foi alcançado em Porto Nacional. Pela primeira vez na história da cidade, o Hospital Regional de Porto Nacional (HRPN) realizou uma cirurgia videolaparoscópica utilizando a mais avançada tecnologia em vídeo. O procedimento consiste na realização de pequenos cortes dentro da cavidade abdominal do paciente com o auxílio de uma câmera de vídeo.

O equipamento utilizado é resultado dos investimentos do Governo do Tocantins na saúde da população tocantinense. A inovação proporcionará o aumento da cobertura de cirurgias para a população usuária, especialmente para os pacientes do Programa de Aprimoramento da Gestão Hospitalar (PAGH - Cirúrgico) conhecido como o Opera Tocantins. A partir de agora, os procedimentos da cirurgia geral e ginecológica serão realizadas com o auxilio do equipamento.

“É com muita felicidade que iniciamos a utilização dessa tecnologia. A cirurgia laparoscópica é um dos grandes avanços da medicina nos últimos tempos. É uma inovação para a saúde da região, onde os maiores beneficiados serão os nossos pacientes”, afirma o diretor-geral da unidade, Welson Almeida.

“A cirurgia por videolaparoscopia pode servir como exame de diagnóstico, biópsia ou então ser utilizada como técnica cirúrgica para o tratamento de determinada doença. Com inúmeras vantagens em relação à operação convencional (aberta), como menos dor no pós-operatório, melhores resultados estéticos, recuperação mais rápida do paciente, menor permanência hospitalar e menores riscos de infecções”, explica o cirurgião-geral João Freire.

Menos invasiva, a cirurgia contribuiu para a recuperação de Amélia Gonçalves Rodrigues, 76 anos, residente no município de Porto Nacional, que foi a primeira paciente a passar pelo novo método de operação para uma apendicectomia, que é a cirurgia para remover um apêndice inflamado ou infectado. “Fui operada em um dia e no outro já estava de alta. Estou me sentindo ótima!”, comemora a paciente.

Outras unidades

Os hospitais regionais de Gurupi e Augustinópolis e o Hospital Geral de Palmas já realizam os procedimentos videolaparoscópicos. Os hospitais regionais de Paraíso do Tocantins, Araguaína, Guaraí, Dianópolis e Miracema do Tocantins já receberam os equipamentos e as equipes estão sendo treinadas para a utilização dos mesmos.