Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

Edital de seleção para novo curso foi assinado durante cerimônia de lançamento.

Edital de seleção para novo curso foi assinado durante cerimônia de lançamento. Foto: Nonato Silva/Dicom Unitins

Foto: Nonato Silva/Dicom Unitins Edital de seleção para novo curso foi assinado durante cerimônia de lançamento. Edital de seleção para novo curso foi assinado durante cerimônia de lançamento.

A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e a Secretaria de Estado da Administração (Secad), por meio do Projeto Capacito – Plano Tocantins na Era do Conhecimento, iniciaram nesta quarta-feira, 6, as inscrições para a seleção ao curso “Cinco Dimensões – M5D”. São ofertadas 25 vagas, que estão divididas entre 14 órgãos - secretarias de Estado e autarquias. As inscrições seguirão abertas até o dia 15 de dezembro de 2023, através do endereço https://capacito.to.gov.br/

O lançamento oficial do curso, juntamente com o MBA em "Parcerias Público-Privadas e Concessões", aconteceu nesta quarta-feira, na Sala de Reuniões do Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, em Palmas, com as presenças do reitor da Unitins, professor Augusto Rezende, e do secretário de Estado da Administração, Paulo César Benfica Filho, responsáveis pela execução do projeto; do secretário de Parcerias e Investimentos (SPI), Thomas Jefferson Gonçalves Teixeira, demandante da capacitação; do secretário-chefe da Casa Civil e presidente do Comitê de Governança, Deocleciano Gomes, que presidiu a cerimônia; além de outros secretários de Estado, presidentes de autarquias e servidores da Unitins. 

Os cursos atendem a uma solicitação da Secretaria de Parcerias e Investimentos (SPI) e são destinados a servidores que atuam na elaboração e execução de projetos. O objetivo é garantir que os projetos certos sejam selecionados e entregues de forma eficiente.  

A coordenadora-geral do projeto Capacito, professora Cejana Borges, explicou que o curso “Cinco Dimensões” é voltado para programas de infraestrutura, refletindo as melhores práticas internacionais e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). O curso será online e ministrado pela PPP Connect.

“O Projeto Capacito também tem a previsão de lançamento de novos cursos em 2024, como de um doutorado em desenvolvimento regional, um mestrado em parceria com a UFT, em gestão pública, e duas pós-graduações, além de outros cursos em parcerias com empresas privadas e especializadas.  O Capacito está à disposição para contribuir com a qualificação dos servidores do Estado e a melhoria dessa prestação de serviço”, anunciou a coordenadora-geral.

Sobre o MBA, Cejana disse que foram destinadas três vagas para a Secretaria de Parcerias e Investimentos, com 430 horas de carga horária.

Durante a cerimônia de lançamento dos cursos, o reitor da Unitins disse que “não tem como sermos eficientes, se não tivermos uma equipe técnica eficiente. Nós, enquanto secretários, somos viabilizadores de condições para que nossas equipes técnicas trabalhem. Servidor qualificado é serviço bem prestado”. O reitor aproveitou para agradecer aos secretários presentes pela parceria com a Unitins, por confiarem no corpo técnico, para execução do projeto.

Em relação aos recursos investidos, o reitor lembrou que são R$ 8 milhões em investimentos até 2025 para capacitação do servidor, algo inédito na história do Tocantins. “Temos a certeza que o que há de melhor, em todas as temáticas, traremos para cá para capacitar no sentido técnico”, completou.

O secretário de Parcerias e Investimentos (SPI), Thomas Jefferson Gonçalves Teixeira, agradeceu a parceria com a Unitins e declarou que o objetivo do curso é “fomentar e contribuir com o programa de parcerias público-privadas”.

Para o secretário da Administração, Paulo César Benfica Filho, tudo que vai ao encontro do bem-estar e valorização do servidor, como, por exemplo, a qualificação, a Secad encabeça e faz questão de estar aberta. “Parabenizo todos. Acho que isso aqui vai ser uma marca e um legado histórico”, disse em sua fala.

Curso

O curso “Cinco Dimensões” tem início previsto para o dia 30 de janeiro de 2024, com duração de 15 dias, totalizando 18 horas de carga horária. Os concluintes receberão certificação internacional – Infrastructure Businesss Cases – Nível Foundation emitido pela APMG International, com reconhecimento global. Veja na página do Projeto Capacito o edital completo e a distribuição de vagas.

O Projeto Capacito teve início em agosto deste ano com o objetivo de valorizar o servidor público por meio de capacitações. A primeira ação do projeto foi o MBA em Políticas Públicas para Cidades Inteligentes, ministrado pela Universidade de São Paulo (USP).