Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Edu Fortes/Secom Palmas

Foto: Edu Fortes/Secom Palmas

Uma inauguração recheada de emoções e boas lembranças da professora Juscéia Garbelini, que empresta o nome à unidade escolar entregue para a população do Setor Santo Amaro na tarde desta quinta-feira, 7, pela prefeita Cinthia Ribeiro, juntamente com o secretário municipal da Educação, professor Fábio Chaves e demais auxiliares da administração municipal. O Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) vai atender uma demanda antiga da população do setor e circunvizinhanças, disponibilizando aulas para crianças desde o berçário I até o período II da educação infantil.  

De acordo com Fábio Chaves, o Cmei inaugurado “possui um padrão de qualidade que já é marca da prefeita Cinthia Ribeiro”. Fábio Chaves parabenizou toda a equipe da educação municipal pelo trabalho de excelência em todas as ações da Semed. “Eu gostaria de parabenizar e destacar o zelo, o cuidado que a nossa equipe tem em tudo que se propõe a fazer pela educação de Palmas. A equipe de gestão da secretaria, da qual eu me orgulho muito de fazer parte, está sempre integrada e comprometida. A entrega dessa unidade é mais uma das entregas da educação que a prefeita Cinthia vai disponibilizar à nossa comunidade”, pontuou. 

Para a dona de casa Mara Jane, “a inauguração do Cmei está sendo de grande importância, porque eu estou muito ansiosa, querendo trazer minha filha para estudar aqui e assim ficar perto da gente, pois até então nossos filhos têm estudado só em escolas longe do nosso setor. Ter uma escola aqui perto e com esse padrão de qualidade vai ser muito bom, porque as mães vão poder trabalhar e ficar despreocupadas em trazer seus filhos para cá. Várias mães vão ficar muito felizes em trazer seus filhos para estudar aqui”, declarou.

A família - esposo, filhos e netas - da professora Juscéia Garbelini, também esteve presente no evento de inauguração. Para a filha Rebecca Garbelini, “essa homenagem representa para a gente um grande legado que ela deixou, nossa mãe era uma pessoa que lutava tanto para que todos tivessem direito à educação. Então é um sonho realizado e nós estamos muito emocionados no dia de hoje”.

“O Cmei professora Juscéia Garbelini é um grande presente de Natal para a comunidade do setor Santo Amaro. Aqui é um lugar onde eles podem deixar seus filhos com segurança, com oferta de qualidade de ensino e nós convidamos a comunidade a participar das ações da escola, pois sabemos que a participação das famílias ajuda na aprendizagem. Essa escola na realidade é da população, um presentão da prefeita Cinthia Ribeiro neste final de ano”, comemorou a gestora da unidade Lenilda Batista de Souza.

O presidente da Câmara de Palmas, vereador José do Lago Folha Filho, elogiou a prefeita e toda sua equipe pela entrega. “Eu estou há 16 anos nesta capital como vereador, já passei por quatro prefeitos, mas a prefeita Cinthia, em se tratando do ser humano, de cuidar das pessoas, ela cuida de A a Z, do ser humano mais humilde, mas principalmente da qualidade de vida das pessoas, ela valoriza o servidor público. Em relação a educação de Palmas, esta é, sem dúvida, uma das melhores no Brasil. Nós estamos em primeiro lugar nas séries iniciais, e em segundo lugar nas séries finais. Isto representa o comprometimento de uma prefeita com servidores e com uma gestão de qualidade”, enfatizou o vereador.

Emocionada, a prefeita Cinthia Ribeiro destacou diversas qualidades da professora Juscéia Garbelini, que fez parte do primeiro escalão da gestão municipal como secretária municipal da Educação e disse que a homenageada “foi um grande presente que a vida nos deu, uma pessoa dotada de um currículo invejável e, ao mesmo tempo, de uma sensibilidade ímpar com relação à construção da prática da política pública no dia a dia”. 

“Este Cmei está lindo, e ele é lindo não só pela obra física, mas, sobretudo, pelo cuidado, a qualidade no atendimento, os detalhes. As gestões irão passar, mas o nosso legado ficará. Se nós chegamos até aqui e temos muito para comemorar, é porque temos um grande time. Nós reconhecemos o trabalho dos nossos servidores, prova disto foi o novo Plano de Cargos e Carreiras e Remuneração - PCCR da Educação, aprovado com unanimidade pelo legislativo”, destacou a prefeita.

Homenageada

Professora Doutora Juscéia Veiga Garbelini deixou sua marca em todos os níveis de ensino e esferas institucionais. Filha de professora, começou sua carreira no antigo primário rural no interior do Paraná. Lecionou em escolas estaduais até ingressar na universidade, onde se destacou como professora assistente do curso de Letras. Incansável defensora da educação pública, já atuou como secretária municipal da Educação e desempenhou papéis importantes na educação e administração universitária no Tocantins.

Estrutura

O espaço conta com oito salas de aula, quatro salas administrativas, sala de descanso, três banheiros adultos e seis infantis, banheiro adaptado para pessoas com deficiência, lactário, cozinha, refeitório, depósitos, ateliê, lavanderia e local para educação física e recreação, em uma área construída de 1.189 metros quadrados. Um investimento de R$ 2.238.176,58, sendo Rnt.355.254,45 em recursos do Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação (FNDE) e Rnt.146.717,65 em recursos próprios do município. O projeto da obra é da arquiteta da Semed, Jes-anny Guimarães, e foi executado pela Construtora SLN.

(Foto: Edu Fortes/Secom Palmas)

Presenças

Também prestigiaram a inauguração do novo Cmei Juscéia Garbelini os secretários municipais, vereadores, professores universitários, ex-alunos e ex-colegas de trabalho da professora, os deputados estaduais Eduardo Mantoan e Vanda Monteiro, o reitor da Universidade Federal do Tocantins, Luis Eduardo Bovolato e comunidade local. (Secom Palmas)