Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Chico Sisto

Foto: Chico Sisto

O vereador Daniel Nascimento (Republicanos) apresentou recentemente na Câmara Municipal um Projeto de Lei que visa instituir “A Campanha Municipal de Saúde Bucal do Idoso em Palmas".

O projeto tem como objetivo principal garantir acesso a ações e serviços de saúde bucal para pessoas com 60 anos ou mais, conforme o Estatuto do Idoso (Lei Federal n. 10.741/2003). Busca-se promover a conscientização sobre a importância dos cuidados bucais, ampliar o acesso a serviços de saúde, capacitar profissionais para um atendimento especializado e estimular pesquisas voltadas à saúde bucal da população idosa. 

Daniel destaca que a saúde bucal desempenha um papel vital no bem-estar geral, influenciando a alimentação, as relações sociais e a autoestima dos idosos, além de prevenir doenças. De acordo com o vereador, a iniciativa enfrenta desafios relacionados à saúde bucal, como problemas dentários e as dificuldades de acesso a serviços odontológicos adequados.

A campanha visa conscientizar sobre práticas de higiene bucal, acesso a exames regulares e tratamento preventivo. Ao investir em medidas preventivas, o projeto pretende não apenas melhorar a qualidade de vida dos idosos, mas também reduzir custos com tratamentos corretivos, aliviando a pressão sobre os sistemas de saúde. Daniel Nascimento reforça a importância desta iniciativa como um passo significativo para garantir uma melhor qualidade de vida aos idosos da região.