Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Luciana Pires/Secom Palmas

Reconhecido por vários prêmios musicais e com uma trajetória independente e autoral, o cantor e compositor tocantinense, Braguinha Barroso, que em janeiro completa 70 anos, leva música de qualidade indiscutível para quem tem o privilégio de ver seus shows.

Dos mais recentes destaques conquistados pelo artista recentemente, a rede de comunicação Mídia Ninja divulgou post nas redes sociais onde inclui o cantor tocantinense dentre nove cantores negros da região amazônica que é preciso conhecer. A divulgação aconteceu na semana da consciência negra, no final de novembro. "Na semana da consciência negra resolvemos listar alguns artistas negros da região Amazônica que estão, através da música, colocando no mundo um pouco de suas culturas e vivências, levando ainda mais longe as vozes da Amazônia", escreveu a organização.

Natural de Tocantinópolis (Bico do Papagaio), Braguinha reside em Palmas desde o início da capital. A história do artista com a música começou quando ele participou de coral na escola em que estudava. De lá para cá, nunca mais parou. Na juventude fez carreira em Carolina/MA e Araguaína/TO. 

Ao som do violão, o artista escreve e canta melodias inspiradas na natureza, nos povos originários, nos detalhes da vida. 

Sebastião Barroso Sampaio, seu verdadeiro nome, eternizou na história de Palmas com sua canção hino intitulada "Canção de Amor à Palmas", feita em parceria com Neusinha Bahia. O cantor possui lançados os CDs “Indez” (2009), “Estrela de Muquém” (2011) e “Cafuné – na batida, na levada do catirandê” (2013), que tem a música “Catirandê” – tema da novela “Araguaia”, da TV Globo, na voz de Taís Guerino. 

Confira os nove artistas destacados pela Midia Ninja e adicione novas sonoridades à sua playlist: @maya_dourad; @karenfrancismusic; @ttsereia; @enmepaixao; @arthurdasilva; @deborahcastolline; @euterpecantora; @condutadogueto; @braguinhabarroso;

Clique aqui e siga o artista nas redes sociais.