Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Literatura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Na próxima quinta-feira, 21, às 19h, a comunidade de Palmas está convidada a testemunhar o lançamento online da tão aguardada história em quadrinhos (HQ), Cramunhão, através de uma live no Instagram oficial da publicação. 

A HQ Cramunhão é fruto de um projeto contemplado com recursos do Fundo Municipal de Apoio à Cultura via Programa Municipal de Incentivo à Cultura - PROMIC 2023, um programa anual conduzido pela Fundação Cultural de Palmas. O Promic tem como propósito democratizar o acesso a fontes de financiamento cultural, promover a diversidade cultural local e incentivar a criação de obras artísticas e culturais.

O lançamento marca o segundo projeto de Ciro Gonçalves, um multiartista residente em Palmas há mais de 15 anos, pelo Promic. Seu histórico inclui a publicação de obras poéticas e em quadrinhos, destacando a relevância deste Programa da Fundação Cultural de Palmas para a formação e publicação de artistas regionais.

Pablo Marquinho, responsável pelo roteiro da HQ Cramunhão, traz sua expertise como licenciado em Artes Plásticas e mestre em Performances Culturais. Sua narrativa promete mergulhar os leitores em uma jornada única e reflexiva.

A trama de Cramunhão foca em Antônia da Conceição, a única sobrevivente de um apocalipse zumbi que desafia as normas sociais e oferece uma perspectiva única sobre preconceito, discriminação e exclusão social. O cenário apocalíptico, metaforizando a realidade contemporânea, cria um pano de fundo envolvente.

De acordo com o Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular Brasileira, "Cramunhão" é uma expressão regional para se referir ao Diabo. A ausência de diálogos na HQ, combinada com a escolha do apocalipse zumbi, intensifica a solidão da protagonista, proporcionando uma experiência única aos leitores.

A publicação será disponibilizada em formato e-book, com uma tiragem impressa limitada para distribuição em instituições culturais locais e bibliotecas de escolas públicas. Devido à complexidade dos temas abordados, a HQ será classificada como A14, direcionada a estudantes do ensino médio.

Além disso, a HQ ainda inova ao proporcionar uma experiência em audiodescrição, possibilitando a acessibilidade do público com deficiência visual, cegas ou com baixa visão possam desfrutar da beleza de acompanhar um HQ.

Ciro Gonçalves ainda diz o seguinte sobre o lançamento: "É um momento especial para esse lançamento que coincide com a chegada da minha primeira filha, Liz. Ela deve nascer nos próximos dias e trazer uma protagonista mulher para o mundo das histórias em quadrinhos é sempre prazeroso e algo bem-vindo".

Pablo Marquinho complementa que "sempre sonhei em trabalhar com o Ciro, acompanho o trabalho dele há bastante tempo e quando eu mandei as primeiras ideias e a sugestão dele se inscrever no edital foi juntar a fome com a vontade de comer. Contar a história da dona Antônia ao lado dele foi um prazer".

Para obter mais informações e acompanhar o lançamento, siga @cramunhao.hq.