Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Osvaldo Neto

No decorrer do segundo semestre de 2023, a atuação incisiva do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (Secmulher), evidenciou um compromisso robusto com a transformação de realidades. Foram realizadas ações desde o enfrentamento à violência contra a mulher até iniciativas que fortalecem a participação feminina em diversos setores da sociedade. 

A última ação deste ano ocorreu no dia 14 de dezembro, em Paraíso do Tocantins, e teve como objetivo promover o engajamento político das mulheres e incentivá-las a ocupar espaços de decisão, visando aumentar a representação feminina na política local e nacional.

Outubro Rosa e Combate à Violência

No âmbito das ações, destacam-se as iniciativas realizadas durante a programação do Outubro Rosa, sendo marcadas por parcerias significativas. Em colaboração com a Carreta do Amor, do Hospital do Amor, a Secretaria de Estado da Mulher proporcionou a realização de 1,2 mil mamografias gratuitas, acompanhadas por palestras educativas sobre prevenção e autoexame, que alcançaram aproximadamente 900 exames preventivos.

A secretária em exercício Warner Pires destaca que essas ações não apenas visaram à saúde, mas também fortaleceram a conscientização sobre a importância da denúncia. “Os esforços da Secretaria da Mulher, no segundo semestre de 2023, geraram resultados extremamente positivos. Por meio de parcerias estratégicas, conseguimos proporcionar capacitação, apoio ao empreendedorismo e à conscientização sobre a crucial importância de denunciar. Centenas de mulheres no Estado foram beneficiadas por essas iniciativas colaborativas. Com a instituição da Secretaria de Estado da Mulher, as mulheres agora desfrutam de uma representação efetiva, sendo dotadas de voz e oportunidades significativas”, enfatiza.

Durante o mês de agosto, a Secretaria concentrou esforços em ações voltadas à prevenção e ao combate à violência contra a mulher. Palestras, caminhadas, rodas de conversa e debates permearam as atividades do Agosto Lilás, reforçando a importância da igualdade de gênero e incentivando a denúncia. As ações estenderam-se por diversos municípios, como Araguatins, Arraias, Cariri, Colinas, Dianópolis, Formoso do Araguaia, Guaraí, Gurupi, Lagoa da Confusão, Miracema, Natividade, Paraíso do Tocantins, São Félix, Taguatinga e Palmas.

Fórum de Políticas Públicas

Um marco crucial foi a realização do Fórum de Políticas Públicas para as Mulheres, abordando não apenas as demandas regionais, mas capacitando municípios para a criação dos Organismos de Políticas para as Mulheres (OPMs). O segundo semestre deste ano também viu a assinatura do decreto que cria o Fórum Estadual Permanente de Políticas Públicas para Mulheres (Feppam), consolidando o compromisso com a implementação e a integração de políticas públicas em âmbito estadual.

Criação do Cedim

Outra importante iniciativa foi a criação do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim), um órgão colegiado vinculado à Secretaria de Estado da Mulher. O Cedim tem como missão garantir à mulher condições ideais de liberdade, igualdade de direitos e plena participação em atividades políticas, econômicas e culturais do Estado.

Parcerias 

O Governo do Tocantins, por meio da Secmulher, firmou um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Essa parceria abre portas para a oferta de cursos essenciais, visando não apenas ao aprendizado, mas também ao empoderamento de mulheres, com o propósito de que consigam superar desafios e construir um futuro mais promissor.

As iniciativas abrangentes da Secretaria de Estado da Mulher não apenas promoveram a conscientização sobre a importância da saúde feminina, também fortaleceram a participação e a capacidade das comunidades para abordar e enfrentar questões cruciais para as mulheres. A Secmulher continua a ser uma força transformadora na busca por equidade e bem-estar para todas as mulheres no Tocantins.