O Estado do Tocantins registrou entre os anos de 2018 e 2022 um total de 16.897 jovens eleitores filiados a partidos políticos. A faixa etária é de 16 a 24 anos. Os dados foram compilados pela Assessoria de Comunicação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-TO), com base em informações de levantamento divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Somente em 2018 foram 5.757 filiados. Já em 2020 foram 6.734. Este período foi o de maior número de filiações partidárias de jovens até 24 anos. Em 2022, entretanto, foram 4.406 jovens filiados a partidos. Ou seja, no ano de 2022, houve uma redução de 35% no número de filiados, comparado a 2020.
Ação do TRE-TO
O presidente do TRE-TO, desembargador João Rigo Guimarães, destaca que incentivar a participação política da juventude no processo eleitoral é fundamental para o exercício da democracia e representação política. Por isso, o tribunal desenvolve campanhas e programas de conscientização política nas escolas e em comunidades.
“As ações realizadas pelo TRE-TO visam não somente inserir o jovem na política por meio do voto essa participação, mas também fomentar o papel de protagonista do jovem como representante político. Estamos falando de debates, roda de conversa, conscientização, incentivo às filiações partidárias. É o TRE-TO mais perto do jovem, que quando informado, é capaz de fazer a diferença tanto nas eleições como multiplicadores de conhecimento”, afirma o presidente”.
A Justiça Eleitoral do Tocantins desenvolve nas comunidades programas que, ao longo dos anos, devido à sua importância para a sociedade, se tornaram permanentes. São eles, o “Agentes da Democracia - Formação de Eleitores e Políticos do Futuro”, “+ Mulher + Democracia”, “Inclusão Sociopolítica dos Povos Indígenas” e “Inclusão Sociopolítica das Comunidades Quilombolas”.
Âmbito nacional
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, embora a participação de jovens nas eleições tenha aumentado de forma significativa entre os anos de 2018 e 2022, as estatísticas de filiadas e filiados a partidos políticos brasileiros revelam que apenas 1% das eleitoras e dos eleitores jovens até 24 anos integra agremiações partidárias.
Atualmente, pouco mais de 170 mil pessoas compõem esse grupo. Além disso, um ano após as Eleições Gerais de 2022, houve uma queda de 14% no quantitativo de filiações entre o eleitorado de 16 a 24 anos. (TRE/TO)