Em breve, o Estado do Tocantins ganhará a primeira agência da Unicred. O projeto arquitetônico, concebido a partir do modelo de Agência Premium da cooperativa, contará com sala de estar, espaço café e coworking. A infraestrutura está sendo montada pela Unicred Centro-Sul em Palmas, na expansão do Aldeia Mall e será inaugurada no 1º semestre de 2024. Com 361 agências e 295.900 cooperados em todo País, o plano de expansão no Tocantins começa pela capital, mas inclui a futura atuação em outros municípios.
“A ida para o Tocantins é a terceira fase do processo de expansão da área de atuação da cooperativa. A Unicred Centro-Sul já conta com três unidades no Paraná – Duas em Cascavel e uma em Toledo – quatro em Brasília/DF e, agora, prepara-se para abrir a primeira do sistema Unicred no Tocantins. Além dessas praças possui 11 agências no sul de Santa Catarina”, pontuou Marcelo Lima, diretor executivo.
Os primeiros movimentos da cooperativa no mais novo estado do Brasil iniciaram em junho, com a abertura de um escritório de negócios, no edifício Urban Futuro, localizado na principal Avenida da cidade, a Teotônio Segurado. É nele que atuam os colaboradores contratados pela cooperativa para prospectar os cooperados, enquanto a Agência Premium é construída. A equipe de três pessoas é liderada por Oscar Pereira de Morais Junior. O profissional tem 16 anos de experiência em instituição financeira privada e diz que encontrou no cooperativismo uma oportunidade de construir uma nova carreira.
Palmas tem em média três mil profissionais da área da saúde e é nesse público que a Unicred vai focar inicialmente para criar sua base de cooperados na região. “É um público com muito potencial que está, de certa forma, desassistido, pois não há na cidade uma instituição financeira que ofereça o que nós temos de melhor, que é o atendimento personalizado. Então, estamos oferecendo produtos e serviços muito diferenciados e isso tem agradado. Somos sempre muito bem-recebidos”, observa Oscar.
A Unicred Centro-Sul chegou, já ultrapassa a marca de 2,5 bilhões em ativos totais e mais de 3 bilhões em recursos administrados, marca que a colocou em segundo lugar no ranking nacional. As operações de crédito superiores a R$ 1 bilhão – quase R$ 132 milhões a mais do que as contabilizadas no primeiro semestre de 2022 – demonstram a credibilidade que a cooperativa tem como instituição financeira, reflexo da confiança dos cooperados que são sócios do negócio e de uma equipe sempre unida em prol do crescimento da cooperativa. Com mais de 20 mil cooperados, a singular é uma das mais expressivas do sistema Unicred, desempenho atestado pelo excelente posicionamento no comparativo com as demais singulares, além de ser certificada pela Fitch Rating’s e Moody’s, duas das principais agências de classificação de risco do mundo. “Esse reconhecimento demonstra para o mercado a confiabilidade, a solidez e a credibilidade do negócio”, afirma o diretor executivo, Marcelo Lima.