Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cotidiano

Foto: Marcos Filho Sandes

Foto: Marcos Filho Sandes

A chegada das tão esperadas férias traz consigo aquela preocupação de quem vai viajar e precisa deixar a casa fechada por alguns dias. Visando a prevenção de invasões ou outros imprevistos, a Guarda Municipal de Araguaína (GMA) dá dicas de segurança residencial durante a ausência dos moradores.

As primeiras recomendações se referem à discrição, sendo mais prudente colocar as malas no carro ainda dentro da garagem e não comentar com qualquer pessoa estranha ou em redes sociais a informação de que toda a família irá se ausentar.

“Informe apenas os familiares mais próximos ou algum vizinho da sua confiança para que fique atento a eventuais movimentações estranhas no entorno da casa. Em qualquer situação fora da normalidade, o cidadão pode acionar a Guarda pelo 153 ou a Polícia Militar pelo 190”, orienta o subcomandante da GMA, Márcio Odilon.

Mais dicas

Não deixe luzes acesas na casa o tempo todo. Ao percebê-las ligadas durante o dia, os ladrões entendem que a casa possivelmente está sem a presença dos moradores.

Deixe fechadas todas as portas e janelas e, se possível, instale equipamentos de segurança eletrônica, como alarmes, sensores de presença, câmeras e cerca elétrica, dificultado ao máximo a entrada de ladrões.

Outra dica importante é, se tiver uma pessoa da sua confiança, peça para que ela faça visitas periódicas na casa, mantendo a calçada limpa, retirando o lixo caso tenha, alimentando os pets e executando a rega das plantas. Isso causará a impressão de que há movimentação normal no local.

Mais uma orientação é guardar dentro da residência itens como escadas, caixas de ferramentas e qualquer outro item que possa ser usado para invadir a casa.

Evitando outros imprevistos

Quem possui cerca elétrica, sensores de movimento, alarme e câmeras de vigilância precisa se certificar que tudo está funcionando de forma adequada, por isso é importante agendar uma vistoria.

Outras medidas simples podem evitar, sobretudo, o risco de incêndios durante a ausência dos moradores:

- Desligue os aparelhos eletrônicos das tomadas, evitando que, em caso de quedas de energia eles ocasionem curto-circuito ou a queima dos equipamentos

- Feche os registros da água e do gás, evitando vazamento ou incêndio.