Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cidades

Foto: Divulgação Prefeitura de Itacajá

Foto: Divulgação Prefeitura de Itacajá

Uma cidade acolhedora e defendida com afinco pelos seus moradores, Itacajá do Tocantins virou um verdadeiro canteiro de obras e ações nos últimos anos. É o que confirma a gestão da prefeita Maria Aparecida. Dentre as de destaque no período 2022/2023, a reforma da Escola Municipal Tancredo Neves, do Hospital, da Unidade Básica de Saúde e do prédio da Prefeitura, além do pioneiro Programa de Transporte Escolar Urbano. 

A reforma e ampliação da Escola Municipal Tancredo Neves, por exemplo, oportunizou um ambiente bem bonito e acolhedor às crianças da cidade. A unidade recebe estudantes da zona urbana, rural, de distrito e de povoados. É nessa escola que a maioria dos Itacajaenses passaram e aprenderam as primeiras letrinhas, cores, a escrever e ler. São mais de 10 salas de aula climatizadas, com direito a quadra de esporte e ambientes para brincadeiras. 

(Divulgação Prefeitura de Itacajá)

Programa Escolar

Uma das maiores conquistas da gestão, o Programa de Transporte Escolar Urbano em atendimento aos estudantes da educação. "Um grande benefício para as nossas crianças e adolescentes. Conseguimos com muito carinho e amor. Adotamos esse ano e são dois ônibus transportando gratuitamente as crianças das suas casas, um transporte saindo do Alto Lindo (distrito) e passando em alguns setores, outro saindo do Setor Morada do Ipê e passando em alguns setores, trazendo nossas crianças até o ponto da escola deles. É uma ação que traz grande transformação para a nossa comunidade", destaca a prefeita Aparecida. 

Saúde

Outra importante demanda atendida: a reforma, ampliação, aquisição de móveis e equipamentos ao Hospital Municipal de Itacajá. O hospital recebeu o devido investimento estrutural - uma verdadeira reconstrução: modernização da entrada e interna. Dentre outras ações na saúde, a reforma da Unidade Básica de Saúde Maria Rosa de Lima, a aquisição de quatro ambulâncias novas, aquisição de 13 motos para os agentes de saúde da zona rural e a realização do maior e pioneiro programa de cirurgias de catarata e pterígio no município - com cerca de 400 procedimentos realizados. 

 (Divulgação Prefeitura de Itacajá)

 (Divulgação Prefeitura de Itacajá)

Prédio da Prefeitura

O que antes despertava um sentimento de abandono, o prédio da Prefeitura ganhou uma nova cara, com novas cores, paisagismo, estacionamento, equipamentos, dentre outros benefícios após reforma e ampliação. 

 (Divulgação Prefeitura de Itacajá)

Também são resultado de empenho da gestão da prefeita Maria Aparecida a transformação da Praça da Igreja Católica e do Quiosque, e  manutenção constante das estradas vicinais, com atenção às da reserva indígena Krahô, etnia abraçada por Itacajá e Goiatins. 

Outra relevante conquista, a reforma do Ginásio de Esportes da cidade, que estava abandonado há mais de 12 anos. Após intensa luta da gestão, a entrega aconteceu em novembro e contou com a presença do governador Wanderlei Barbosa. Na oportunidade também foi inaugurada a reforma e ampliação do prédio da Polícia Militar 2ª CIA do 3º BPM.

 (Divulgação Prefeitura de Itacajá)

 (Divulgação Prefeitura de Itacajá)

(Divulgação Prefeitura de Itacajá)

Setores, Zona Urbana e Rural

É na gestão da prefeita Maria Aparecida que os setores têm recebido apoio como nunca visto. Dos mais antigos aos mais novos, do centro da cidade à comunidade rural, percebe-se investimentos estruturais, regularização fundiária, iluminação, dentre outras iniciativas: recapeamento em CBUQ em algumas das principais ruas e avenidas, pavimentação asfáltica da Avenida Castelo Branco e início da obra de calçamento do setor Morada do Ipê; calçamento em bloquetes dos Setores Pinheiro e Falcão Teixeira; construção de 53 bueiros e instalação de 540 manilhas na zona rural e urbana; construção de novas pontes na zona rural e área indígena; manutenção de 12 pontes de madeira e manutenção de 100% das estradas vicinais da zona rural e área indígena.  

 (Divulgação Prefeitura de Itacajá)

Ainda são fruto de esforços da atual gestão: iluminação em Led em 60% da cidade; a construção de ponte de madeira no Córrego Porteira (nove metros área indígena); a construção de ponte de concreto no Córrego Água Fria (10 metros), em parceria com município de Itapiratins, e a aquisição de dois parquinhos infantis (playgrounds) para as praças públicas.

 (Divulgação Prefeitura de Itacajá)

Ações Sociais

Das diversas ações sociais, a entrega de mil cestas básicas em 2023, por meio do Projeto Natal Sem Fome. A gestão também abraçou iniciativas voltadas à saúde da mulher (como a Carreta do Hospital do Amor), atendimento de saúde a moradores dos povoados mais distantes do centro; intercâmbio em apoio às causas do público idoso (e também Arraiá da Melhor Idade - tradição no Povoado Marajá), apoiou caminhada e ações de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes; realizou fóruns voltados à agricultura familiar - em apoio ao pequeno agricultor, e muito mais.  

 (Divulgação Prefeitura de Itacajá)

70 anos

Aos 70 anos, Itacajá carrega consigo inúmeras histórias. Mesmo os que vão embora da cidade, em busca de estudo e profissionalização nas grandes cidades, sempre voltam para matar a saudade ou carregam consigo amor pelo 'Itacajá de açúcar' - como muitos definem. 

Itacajá é a cidade do famoso Rally das Águas, atração turística que no mês de julho recebe visitantes de todo o Tocantins e Brasil. Dentre as personalidades que gostam da festividade, está o governador Wanderlei Barbosa, seu filho Léo Barbosa, diversos outros deputados estaduais, federais - a exemplo do deputado Carlos Gaguim, e também senadores. 

Também é conhecida pela tradicional cavalgada, momento em que os moradores e visitantes vestem-se à caráter e saem em comitiva, desfilando montados em cavalos, bois e jumentos pelo centro do município e nos povoados.  

Mensagem de Gratidão

Ao agradecer pela confiança dos cidadãos de Itacajá, a prefeita Maria Aparecida destaca um ano de desafios, mas de celebração de conquistas. A gestora vislumbra um futuro promissor e deseja a todos um feliz 2024. 

Confira a mensagem da prefeita Aparecida na íntegra:

À medida que nos despedimos de 2023, queremos expressar nossa sincera gratidão pela confiança depositada em nosso trabalho durante este ano. Juntos, enfrentamos desafios e celebramos conquistas significativas para o nosso querido município.

Desejo a todos um Feliz Ano Novo, repleto de saúde, prosperidade e união. Que em 2024 possamos continuar construindo juntos um futuro promissor para Itacajá, fortalecendo nossos laços e promovendo o bem-estar de cada cidadão.

Agradeço a cada um de vocês por fazerem parte dessa jornada. Que o próximo ano seja marcado por mais realizações e prosperidade para nossa amada Itacajá.

Feliz Ano Novo!

 (Divulgação Prefeitura de Itacajá)