Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação Saúde/TO

Foto: Divulgação Saúde/TO

O primeiro bebê nascido no Sistema Único de Saúde (SUS), sob gestão do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), em 2024, é Esther Nogueira Macedo. A mais nova tocantinense nasceu em Palmas, no Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos (HMDR), pesando 3.495 gramas e medindo 51 cm. O nascimento ocorreu às 00h20 dessa segunda-feira, 1º de janeiro, marcando o início de uma nova jornada para a família.

Das 17 Unidades hospitalares geridas pelo Estado, 14 realizam atendimento à gestante, sendo duas maternidades, Hospital Materno Infantil Tia Dedé e Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos, que além de realizar partos, cuida da saúde da mulher de forma integral.

O Estado realizou 20.858 partos somente em 2023. A SES-TO possui uma estrutura hospitalar preparada com tecnologia e equipe multiprofissional para os recém-nascidos que precisam de monitoramento e suporte ventilatório, sendo ofertados 58 Leitos de Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, entre leitos próprios e contratualizados e 79 leitos de cuidados intermediários Neonatais.

A mãe, Karina Nogueira, ressaltou que a filha queria nascer no dia 1°. "Moramos em Lajeado e ontem, dia 31 de dezembro logo pela manhã viemos à maternidade para repetirmos uns exames seguindo orientação da equipe médica da unidade, mas todos estavam normais, por isso fomos liberados, mas quando cheguei em casa, foi só o prazo de tomar banho as contratações vieram com muita intensidade, aí retornamos a Palmas, passamos o dia tentando um parto normal, mas como não evoluía a dilatação a equipe médica decidiu fazer a cesariana, que graças a Deus e todos os profissionais da unidade foi um sucesso, ela queria nascer nessa virada de ano".

O atendimento da unidade também foi destacado pelo pai, Sandro Macedo Barboza. "Fomos muito bem atendidos desde o primeiro momento, eu pude acompanhar todo o processo e toda equipe nos deixou muito seguros em cada passo e decisão que era tomada. Nossa virada de ano foi bem diferente, esse ano estávamos aqui no hospital celebrando o nascimento da nossa filha", ressaltou o pai.

Outros bebês

Ainda na rede SUS, nas primeiras horas do ano, nasceu no Hospital Regional de Miracema (HRM), a Ayla Martins Soares, filha Maria Lúcia Soares Martins e no Hospital Regional de Gurupi (HRG) nasceu o menino, João Arthur, filho de Ana Beatriz Alves Barros. (Secom/TO)