Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com proposta de capacitar os participantes a compreenderem os princípios fundamentais do empreendedorismo, o Governo do Tocantins, por meio do Sistema Nacional de Emprego (Sine) realiza entre os dias 22 e 26, o Curso de Empreendedorismo “Com Crise se Cresce”. A capacitação acontece no Sine de Palmas, no horário das 8h às 12h.  

A proposta é para que os participantes compreendam os princípios fundamentais do empreendedorismo, desenvolvendo habilidades práticas para identificação de oportunidades, elaboração de planos de negócios e gestão eficiente de empreendimentos.

Além de gratuito, o curso da direito a certificado. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pela internet no endereço.

“O curso de empreendedorismo visa capacitar os participantes a desenvolverem habilidades empreendedoras essenciais para o sucesso no mundo dos negócios”, informa o palestrante e orientador profissional do Sine, A'Eronssaytt Gomes Lima de Oliveira.  

Aulas

A capacitação acontece por meio de abordagens prática e teórica, quando os participantes terão a oportunidade de explorar conceitos fundamentais, técnicas e estratégias necessárias para identificar oportunidades, planejar e gerenciar negócios de forma eficaz”, orienta.

Para o diretor do Sine, José Alberto (Gordo), o incentivo ao empreendedorismo é um investimento no mercado de trabalho. “Acreditamos que o microempreendedor de hoje é empregador de amanhã, o mercado tem muitas demandas e nosso povo tem um grande potencial estamos apostando nisso", afirma. 

Público-alvo

O curso é destinado a estudantes, profissionais, empresários e qualquer pessoa interessada em desenvolver competências empreendedoras, independentemente do setor de atuação.

No final da capacitação o aluno deverá desenvolver competências como: Identificação de Oportunidades: Desenvolver a capacidade de identificar oportunidades de negócios e inovação no mercado; Elaboração de Plano de Negócios: Aprender a estruturar e elaborar um plano de negócios sólido e eficaz; Gestão Empresarial: Adquirir conhecimentos em gestão financeira, marketing, recursos humanos e operações; Inovação e Criatividade: Estimular a criatividade e a inovação na resolução de problemas e no desenvolvimento de produtos/serviços; Resiliência e Tomada de Decisão: Desenvolver a resiliência empreendedora e a habilidade de tomar decisões assertivas.

Conteúdos

Módulo 1: Introdução ao Empreendedorismo, Definição e características do empreendedorismo e Tipos de empreendedores e perfis.

Módulo 2: Identificação de Oportunidades de Negócios - Análise de mercado e Técnicas de brainstorming e ideação.

Módulo 3: Elaboração de Plano de Negócios - Componentes essenciais do plano de negócios e Modelos de negócios inovadores.

Módulo 4: Gestão Empresarial: Gestão financeira e orçamentária, Marketing e estratégias de vendas, Gestão de recursos humanos.

Módulo 5: Inovação e Criatividade - Processos de inovação e Ferramentas para estimular a criatividade.

Módulo 6: Resiliência e Tomada de Decisão- Desenvolvimento da resiliência empreendedora e Tomada de decisão sob pressão.

Sobre o Sine       

O Sine Tocantins está ligado à Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) e tem a missão de elaborar e implementar políticas públicas de emprego e combate ao desemprego e para tanto oferece atendimento, qualificação e orientação ao trabalhador, em especial ao desempregado, proporcionando também ao empregador uma mão de obra mais qualificada.