Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Dois novos alertas do Inmet, um amarelo e outro laranja, englobam todo o Tocantins. Emitidos nesta quarta-feira, 3 de janeiro, preveem chuvas intensas e têm validade até as 10 horas de quinta-feira, 4. 

O alerta amarelo é o mais brando dos três avisos emitidos pelo Inmet (amarelo, laranja e vermelho). Nele, é apontado pelo Instituto perigo potencial para chuvas intensas, com possibilidade de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos (40-60 km/h). Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Dentre os municípios afetados pelo alerta amarelo, estão: Miracema, Miranorte, Guaraí, Colinas do Tocantins, Araguaína, e todo o Bico do Papagaio. 

O laranja, por sua vez, é intermediário e requer um grau mais elevado de atenção. O perigo deste alerta é de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e ventos entre 60-100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétrica. 

Dentre os municípios afetados pelo alerta laranja, estão: Palmas, Gurupi, toda a região da Ilha do Bananal, Paranã, Arraias e Taguatinga.

Confira algumas instruções do Inmet:

> Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda);

Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

Todo o Estado em alerta para chuvas intensas (Fonte: Inmet).