Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Chico Sisto

Foto: Chico Sisto

Visando eliminar mosquitos e evitar a transmissão de doenças como a dengue, Zika e a Chikungunya, o vereador José do Lago Folha Filho (PSDB), presidente da Câmara Municipal de Palmas (CMP), solicitou por meio de requerimentos a intensificação do uso do carro fumacê em todas as regiões da cidade. Os requerimentos foram apresentados no final de novembro e serão levados  a Plenário na volta do recesso parlamentar.

De acordo com o vereador Folha, a iniciativa tem por objetivo intensificar as medidas contra a transmissão dessas doenças. “Estamos no período chuvoso e, com o aumento das chuvas aliado às altas temperaturas, acontece o aumento no número de casos de doenças causadas pelo Aedes aegypti, mosquito que se reproduz com mais facilidade nessa época. Com o auxílio do fumacê, podemos evitar os altos índices de contaminação dos moradores da nossa capital”, defendeu.

O fumacê é uma estratégia encontrada pelo poder público para controlar as populações de mosquitos, e consiste em passar um carro que emite uma "nuvem" de fumaça com baixas doses de um agrotóxico que elimina a forma adulta do Aedes aegypti, transmissor dos vírus da dengue, chikungunya e zika.

Drones

Por meio de outro requerimento, Folha também solicitou a utilização de drones para auxiliar no combate à dengue e outras doenças causadas pelo Aedes aegypti. Conforme o anteprojeto anexado junto ao requerimento, os drones deverão identificar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti em locais onde não seja permitida qualquer visualização aos agentes de controle, tais como: imóveis sem moradores e terrenos com frente murada em que não há moradores.

O requerimento foi aprovado no início de novembro e encaminhado ao Poder Executivo para que sejam tomadas as devidas providências.