Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

O evento será realizado entre os dias 10 e 13 de fevereiro. Foto de edição anterior.

O evento será realizado entre os dias 10 e 13 de fevereiro. Foto de edição anterior. Foto: Divulgação

Foto: Divulgação O evento será realizado entre os dias 10 e 13 de fevereiro. Foto de edição anterior. O evento será realizado entre os dias 10 e 13 de fevereiro. Foto de edição anterior.

Estão abertas as inscrições para a 14ª edição da Expedição Ecológica Amigos do Rio Bananal, realizada pela Prefeitura de Goianorte com apoio do deputado estadual Luciano Oliveira. O evento faz parte do Calendário Cultural do Tocantins e acontece anualmente durante o período de carnaval, com objetivo de promover a conscientização ambiental da população tocantinense. 

A Lei Nº 4.202, de julho de 2023, que instituiu a expedição no calendário do Estado, é fruto de projeto do parlamentar, que tem atuado para garantir que o evento siga sendo realizado com sucesso e valorizado por sua contribuição com a preservação ambiental. 

"Essa expedição já se tornou tradição no Estado, reunindo pessoas que se preocupam com a preservação dos nossos recursos hídricos, em especial, da bacia hidrográfica do Rio Bananal, que tem grande importância ambiental, social e econômica para o Tocantins. A programação é voltada para a conscientização e envolvimento de toda a comunidade com as questões ecológicas da região", ressaltou Luciano Oliveira. 

Amigos do Bananal 

Em sua 14ª edição, o evento ocorrerá entre os dias 10 e 13 de fevereiro, já as inscrições seguem abertas até o dia 05 do próximo mês. Os interessados devem contribuir com 5kg de alimentos não perecíveis a serem entregues na coletoria municipal, localizada na sede da prefeitura de Goianorte. 

O trajeto da Expedição Ecológica terá início no Rio Bananal, em Goianorte, e seguirá até o Rio Araguaia, em Couto Magalhães. Durante a descida serão realizadas paradas para o plantio de mudas, descarte de lixo consciente e palestras sobre o meio ambiente.