Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

As redes 5G dependem de faixas de frequência de rádio

As redes 5G dependem de faixas de frequência de rádio Foto: Regiane Rocha/Secom Palmas

Foto: Regiane Rocha/Secom Palmas As redes 5G dependem de faixas de frequência de rádio As redes 5G dependem de faixas de frequência de rádio

No cenário da crescente revolução tecnológica, Palmas se destaca ao consolidar a implementação da tecnologia 5G. A Lei Complementar n° 430, sancionada em 16 de novembro de 2023, delineou os procedimentos essenciais para a instalação da infraestrutura necessária e agora a ativação dessa tecnologia depende apenas das operadoras, que devem instalar os equipamentos e solicitar à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a ativação das antenas. O município já se encontra estruturalmente preparado e tem buscado agilizar o licenciamento dos equipamentos, visando proporcionar cobertura 5G de ponta para toda a cidade.

Palmas está prestes a vivenciar uma revolução tecnológica sem precedentes com a chegada do 5G. Além de possibilitar maior navegabilidade nas redes, a nova tecnologia promete maior velocidade de conexão, baixa no custo e consumo de energia, além de uma conexão mais estável e segura. Esta mudança impactará não apenas o cotidiano dos cidadãos palmenses, que desfrutarão de uma experiência digital aprimorada, mas também revolucionará os processos, atendimentos e sistemas da Prefeitura.

Tecnologia 5G

Você já ouviu falar da tecnologia de internet 5G? Este é o padrão tecnológico para redes móveis mais recente, sucedendo o 4G. As características desta tecnologia indicam altas taxas de transmissão de dados e tempo de resposta menor. No entanto, a verdadeira revolução vai além do uso cotidiano, apresentando a capacidade de atender a diversas aplicações.

As redes 5G dependem de faixas de frequência de rádio, uma evolução natural do 4G e 3G. Para operar plenamente, será necessário que os governos desobstruam o espectro, um processo já em andamento na Capital. Posteriormente, as operadoras investirão para implementar esta nova faixa de rede. A internet 5G é projetada para suportar a revolução tecnológica, conectando itens do dia a dia, como eletrodomésticos, meios de transporte e redes de computadores. Além disso, ela poderá ser expandida para áreas como telemedicina, segurança pública e educação à distância.

Realidade em Palmas

Segundo a consultora jurídica da Agência de Tecnologia da Informação do Município de Palmas (AGTEC), Tayane Carvalho, a Lei Complementar n° 430, de 16 de novembro de 2023, regulamentou os procedimentos para a instalação da infraestrutura necessária, no entanto, a ativação do 5G depende das operadoras instalarem os equipamentos e solicitarem à Anatel a ativação das antenas. Tayane destaca que o município está estruturalmente apto para agilizar o licenciamento e a instalação dos equipamentos, garantindo a cobertura 5G na capital.

A presidente da Agência de Tecnologia da Informação de Palmas (Agtec), Yrene Nakamura, enfatiza que a cidade passa por uma virada tecnológica com a chegada do 5G. "A capital terá maior navegabilidade nas redes, velocidade, menor consumo de energia e conexão mais estável", garante. 

A Transformação Digital torna-se uma prioridade na gestão municipal, consolidando Palmas como um polo inovador no cenário tecnológico nacional. A implementação vem acontecendo gradualmente de acordo com os investimento provindos das agências de telecomunicações interessadas no repasse da tecnologia em paralelo com a Anatel. (Secom Palmas)