Em período de alta movimentação nos aeroportos, é comum que passageiros deixem para trás objetos pessoais. Sejam óculos, livros, malas ou até mesmo uma bicicleta de criança, esses são alguns dos mais de 200 itens esquecidos durante o último ano no Aeroporto de Palmas, administrado pela CCR Aeroportos, que foram destinados para a APAE Palmas nesta sexta-feira (19).
Esses objetos permaneceram por mais de 90 dias (o tempo limite para a devolução), aguardando seus donos que, por alguma razão, não voltaram para resgatá-los. Além de proporcionar um destino aos objetos esquecidos, essa iniciativa promove a responsabilidade social e destaca como pequenos gestos podem ter um impacto positivo significativo na vida de muitos.
O gerente do Aeroporto de Palmas, Juliano Duarte, recomenda aos passageiros o que fazer caso perca algum item. “Ficar atento às suas bagagens e objetos na mão, chegar com antecedência ao horário do voo e sempre verificar se não deixou nada para trás ao embarcar. Mas, caso o passageiro ainda esqueça, basta nos acionar para verificar se estão na nossa sala de Perdidos e Achados”, reforça.
A representante da APAE Palmas, Lucilene Macedo Ribeiro de Souza, coordenadora de Projetos e Captação de Recursos, explica a destinação desses objetos para a instituição que atende crianças e adolescentes diariamente. “Às vezes, as pessoas podem pensar que é um gesto simples, mas quando vamos analisar e ver o benefício no aluno e no usuário, vemos a grandiosidade, que vai além do material”.
A CCR Aeroportos, em seus 16 aeroportos, sendo 14 com aviação comercial, vai destinar cerca de 10 mil objetos para as APAEs correspondentes a cada município onde seus aeroportos estão instalados.
Procedimentos para Perdidos e Achados
Caso um passageiro encontre ou esqueça um objeto no Aeroporto de Palmas, o processo de devolução é simples. Para quem encontra algum objeto esquecido, acionar um agente do aeroporto é o primeiro passo para garantir a entrega segura. Já para quem perdeu um item, é necessário informar o máximo de características do objeto possível. Após a comprovação da veracidade, documentos pessoais são solicitados para registro no formulário de devolução, facilitando o processo de retirada.
Os objetos esquecidos ficam sob cuidados do aeroporto por um período de 90 dias, oferecendo aos passageiros tempo suficiente para entrar em contato e recuperar seus pertences. Para agilizar esse processo, a concessionária disponibiliza um canal de comunicação através do e-mail perdidoseachados.pmw@grupoccr.com.br e pelo telefone 0800-727-4720. As devoluções são realizadas entre 08h às 17h nos dias úteis. (Ascom CCR Aeroportos)