Um ataque, supostamente feito pelo grupo Anonymous, derrubou o website oficial do Tribunal de Justiça de Tocantins (TJ/TO) (https://www.tjto.jus.br). Em mensagem enviada à imprensa neste domingo, 21, assinada por Azael, que confirma ser hacker do coletivo, é informado que o ataque acontece em nome daqueles que buscam justiça para Jéssica e que se opõem à indiferença da Justiça brasileira em relação ao caso Choquei.
O caso mencionado repercutiu na mídia nacional mediante seu teor de gravidade. Uma jovem de nome Jéssica Canedo tirou a própria vida após ser vítima de notícias falsas (fake news) sobre um possível relacionamento amoroso com o humorista Whindersson Nunes. Dias antes da morte, o perfil de fofocas de celebridades Choquei publicou prints falsos de conversas entre os dois. O perfil Choquei, que conta com mais de 20 milhões de seguidores, está sendo investigado por suspeita de indução ao suicídio.
"Em solidariedade a Jéssica e sua família, declaramos ter derrubado o website oficial do Tribunal de Justiça de Tocantins (https://www.tjto.jus.br), como uma forma vigorosa de protesto contra a justiça brasileira. Essa ação foi tomada para chamar a atenção para a falta de atitude diante de um crime tão chocante e para a urgente necessidade de reformas no sistema judiciário", ressalta Azael, o suposto hacker.
A mensagem foi encaminhada à imprensa às 12 horas e até então (14h44min) a página do TJ/TO está fora do ar.
O ataque também foi informado pelo perfil Low Profile Zeuz, na rede social X (antigo Twitter). O usuário do perfil - conforme noticiado pela imprensa nacional - atacou recentemente sites do governo e de Universidades de Roraima, derrubou todos os sites do Governo da Paraíba, e também atacou o portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
TJ/TO confirma
Por meio de nota de esclarecimento enviada ao Conexão Tocantins, o TJ/TO confirmou que foi identificada uma tentativa de ataque externo e que isto pode ter ocasionado uma oscilação no site www.tjto.jus.br.
O TJ/TO esclareceu ainda que todas as medidas de segurança foram rapidamente tomadas pela equipe de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça e ressaltou que nenhum sistema (Eproc, Sei) foi acessado ou minimamente afetado.
Confira a mensagem do hacker na íntegra:
Olá, quem vos fala é Azael, Hacker do Coletivo Internacional Anonymous.
Nós, em nome daqueles que buscam justiça para Jéssica e que se opõem à indiferença da Justiça brasileira em relação ao caso Choquei, vimos por meio desta mensagem informar que tomamos medidas extremas para expressar nossa insatisfação.
Em solidariedade a Jéssica e sua família, declaramos ter derrubado o website oficial do Tribunal de Justiça de Tocantins (https://www.tjto.jus.br), como uma forma vigorosa de protesto contra a justiça brasileira. Essa ação foi tomada para chamar a atenção para a falta de atitude diante de um crime tão chocante e para a urgente necessidade de reformas no sistema judiciário.
Entendemos a gravidade de nossas ações, mas elas são resultado da frustração e descrença na atual situação de nossa sociedade. Nosso objetivo não é provocar danos permanentes, mas sim gerar uma reflexão acerca das deficiências no funcionamento do sistema jurídico e da necessidade de proporcionar justiça às vítimas.
Desejamos que este evento traga consigo uma discussão séria e profunda sobre as falhas existentes em nosso sistema e que seja um alerta para que medidas sejam tomadas imediatamente em busca de uma justiça mais eficiente e igualitária.
Atentem-se às vozes daqueles que buscaram a mudança pacificamente sem sucesso, pois a indignação também pode tomar formas disruptivas em busca de um futuro mais digno para todos.
Atentamente,
Aqueles que nunca se calarão,
Anonymous. (Matéria atualizada às 09h35min de 22/01/2024)