Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: F. Hiroshi/Divulgação Fieto

Foto: F. Hiroshi/Divulgação Fieto

A Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto) realizou nessa terça-feira, 23, em Palmas, reunião com representantes do Observatório Nacional da Indústria, hub ligada à Confederação Nacional da Indústria (CNI) que atua com produtos de inteligência prospectiva, estratégica e competitiva. O objetivo foi a apresentação para gestores, equipe técnica e parceiros da Federação das ações e etapas de implementação do Observatório, instituição que atua em rede no país e está em fase inicial na Fieto.

O diretor de Relações Institucionais da Energisa, Alankardek Moreira, o diretor de Ambientes de Inovação e Empreendedorismo da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Silon Procath, o secretário Estadual de Indústria, Comércio e Serviços e o secretário Executivo da pasta, Carlos Humberto Lima e Milton Neris e o diretor técnico do Sebrae Tocantins, Rogério Ramos participaram da reunirão presidida pelo conselheiro da FIETO, Sérgio Tavares, representante do presidente Roberto Pires na ocasião. Os conselheiros Bartolomé Garcia, Carlos Wagno Milhomem e Luciano Rocha também participaram da reunião que contou ainda com a presença da Alta Gestão do Sistema Fieto.

O gerente executivo do Observatório Nacional, Márcio Guerra Amorim, destacou que a proposta vai além da observação e tem em seu DNA o olhar para o futuro e a influência nos cenários com os produtos de inteligência estratégica desenvolvidos, a exemplo de pesquisas.

“O Observatório Nacional é utilizado para a defesa de interesses da indústria e também para estabelecer um diálogo direto com o Governo Federal”, explicou Amorim na apresentação da estrutura e trabalho já realizado pelo Observatório com sede em Brasília.

O Brasil já possui 21 observatórios registrados e a implantação nos estados segue uma metodologia com amplo acompanhamento do nacional que conta com etapa de pré-mentoria, mentoria, alinhamento e elaboração do diagnóstico de maturidade, plano de implementação e lançamento, como foi destacado pela coordenadora da Rede de Observatórios, Ellen Felizari.

No Tocantins, a Fieto será mentorada pelo Observatório do estado do Ceará e será validado um cronograma de atividades.