Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação Ascom ChildFund Brasil

Foto: Divulgação Ascom ChildFund Brasil

O ChildFund Brasil, com mais de 57 anos de atuação no país em defesa dos direitos da criança e do adolescente, acaba de anunciar as organizações da sociedade civil (OSCs) selecionadas no edital "Selo Organização Parceira do ChildFund", que oferece 12 meses de treinamentos, materiais digitais e capital semente de R$ 30 mil para aperfeiçoar e potencializar OSCs dedicadas à promoção e defesa dos direitos infantojuvenis.

Os treinamentos abordarão três temáticas fundamentais: parentalidade lúdica e aprendizagem socioemocional para o desenvolvimento infantil, prevenção da violência on-line contra crianças e adolescentes e mecanismos de proteção de crianças e adolescentes em nível comunitário. A metodologia incluirá cursos on-line em plataformas digitais e capacitações via Zoom. Além disso, será disponibilizado um curso digital em microlearning via WhatsApp, destinado a adolescentes, abordando temas cruciais como prevenção da gravidez e de abuso e violência sexual.

Além do suporte técnico, as organizações selecionadas receberão um capital semente no valor de R$ 30 mil para auxiliar na implementação das práticas aprendidas. Ao término do programa, aquelas que demonstrarem a aplicação efetiva desses conhecimentos em suas atividades receberão o "Selo Organização Parceira do ChildFund", uma certificação que destaca o compromisso e a eficácia na promoção dos direitos infantojuvenis.

“Nosso objetivo é construir uma colaboração sólida e eficaz. Estamos ansiosos para trabalhar lado a lado com essas organizações, compartilhando conhecimentos, explorando práticas inovadoras e promovendo uma transformação social significativa. O 'Selo Organização Parceira do ChildFund' é um compromisso mútuo de criar um ambiente mais seguro e promissor para crianças e adolescentes”, afirma Mauricio Cunha, diretor de país do ChildFund Brasil.

Cedeca Glória de Ivone 

Do Tocantins, o Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente Glória de Ivone foi selecionada. O Cedeca é uma organização criada em 2007 com o propósito de defender os direitos fundamentais da criança e do adolescente e o acesso à justiça e às políticas públicas. Sua fundação foi feita na luta dos movimentos sociais de direitos da criança e do adolescente para estruturar os conselhos tutelares e de direitos do Tocantins.

Em mais de 16 anos de proteção jurídico-social, o Cedeca promoveu e mobilizou organizações governamentais e não governamentais para a proteção integral de crianças e adolescentes e tornou-se referência estadual na região norte na promoção e proteção de direitos humanos de crianças e adolescentes, com enfoque de gênero e raça. 

Confira abaixo a lista de organizações selecionadas por ordem alfabética:

- Associação Cidadania, Social e Sustentabilidade (ACSSUS)

- Associação de Pais e Amigos e Profissionais dos Autistas do Cariri – AMA

- Associação de Surdos de Medianeira

- Associação Pestalozzi de Teixeira de Freitas

- BemTV - Associação Experimental de Mídia Comunitária

- Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente Glória de Ivone

- Céu no Sertão

- Ficar de Bem

- Instituto Alicerce

- Instituto Padre Vilson Groh

A formalização dos termos de convênio com as OSCs selecionadas será realizada até o dia 31 de janeiro, com início do calendário de cursos e atividades no dia 01 de fevereiro. A entrega dos Selos “Organização Parceira do ChildFund" será realizada ao final do convênio mediante a apresentação de relatórios técnicos e financeiro por parte das OSCs. Mais informações sobre o edital, clique aqui.

Sobre o ChildFund Brasil

O ChildFund Brasil é uma organização que atua na promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente, para que tenham seus direitos respeitados e alcancem o seu potencial. Atualmente, está presente em sete estados brasileiros (Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Piauí e São Paulo). Para realizar esse trabalho que impacta positivamente na vida de mais de 155 mil pessoas, entre elas cerca de 85 mil crianças e adolescentes, a organização conta com a doação de pessoas físicas, por meio do programa de apadrinhamento de crianças e também de doações de empresas, institutos e fundações que apoiam os projetos desenvolvidos.

A fundação do ChildFund Brasil foi em 1966, e sua sede nacional se localiza em Belo Horizonte (MG). A organização faz parte de uma rede internacional associada ao ChildFund International, presente em 23 países e que gera impacto positivo na vida de 16,2 milhões de crianças e suas famílias. A organização foi eleita a melhor ONG de assistência social em 2022, e a melhor para Crianças e Adolescentes do país, por três anos (2018, 2019 e 2021), além de estar presente, também, entre as 100 melhores por seis anos consecutivos pelo Prêmio Melhores ONGs. Saiba mais em www.childfundbrasil.org.br.