Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Eduardo Azevedo/Energisa-TO

Foto: Eduardo Azevedo/Energisa-TO

Até o próximo domingo, dia 28, o Tocantins deve registrar chuva intensa em diversas regiões, de acordo com a previsão do Grupo Storm com base nas informações do NetClima. Além disso, são esperadas rajadas de ventos de até 60 km/h. A intensidade das precipitações é provocada pela atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), sistema meteorológico que atravessa o Brasil desde o sul da Região Amazônica até o Oceano Atlântico.

“Até este domingo, são esperados acumulados de chuva elevados, com previsão de cerca de 250 mm nas áreas Sul e Sudoeste do Tocantins. Já na região Norte, são previstos menores acumulados, de aproximadamente 75 mm. Diante da previsão é sempre importante ressaltar a atenção em relação à proteção, isto é, em caso de tempestades, que as pessoas busquem sempre um abrigo seguro”, explica a meteorologista que atende do Grupo Energisa, Ana Paula Paes.  

Por conta da intensidade da chuva, a concessionária de energia recomenta que os clientes se atentem também à segurança com a rede elétrica. “Durante uma tempestade, a primeira recomendação é retirar os equipamentos elétricos das tomadas para evitar curto-circuito ou queima dos aparelhos. Também não é recomendado mexer em cabos ou antenas, para evitar choques elétricos. Em locais com possibilidade de enchentes ou alagamentos, é essencial deixar o disjuntor desligado e jamais tocar em fiação ou cabos desgastados”, explica a coordenadora de saúde e segurança da Energisa Tocantins, Luciana Teixeira.      

Já em relação à rede elétrica, caso observe algum objeto lançado na rede, é preciso manter distância de cabos rompidos e jamais tentar retirar qualquer tipo de objeto da rede, pois eles podem estar energizados e causar choques ou até acidentes fatais. “Para evitar acidentes com descargas atmosféricas, orientamos evitar áreas descampadas, ficar longe de árvores e estruturas metálicas e não manusear equipamentos ligados à tomada durante as tempestades”, finaliza a coordenadora. 

A Energisa orienta aos clientes a informarem ocorrências de falta de energia por meio dos canais digitais. O atendimento é disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana. Pelo aplicativo Energisa On (disponível no Google Play ou App Store do celular), Agência Digital pelo site energisa.com.br e atendente virtual pelo WhatsApp (Gisa):  www.gisa.energisa.com.br    

ZCAS

De acordo com o Inmet, a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) é um dos principais sistemas meteorológicos causadores de chuvas nas regiões Centro-Oeste e Sudeste entre o fim da primavera e o verão. Definida como um corredor de nuvens que corta o Brasil, desde o sul da Região Amazônica até o Oceano Atlântico, passando pela faixa central do País, a ZCAS, eventualmente, também pode se deslocar para cima ou para baixo e atingir, também, outros estados. O sistema é facilmente identificado em imagens de satélite devido à organização das nuvens.