Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Igor Eller

Foto: Igor Eller

O grupo de teatro Artpalco, de Araguaína, faturou seis prêmios no 16º Festival Nacional de Governador Valadares - em Minas Gerais, realizado neste mês na cidade mineira. A caravana tocantinense levou o espetáculo “Um Minuto para Dizer que Te Amo” com equipe composta pelos atores Luiz Navarro e Fell Silva, os músicos e Diretores Musicais Nice Albano e Zé Caetano e João Albano na iluminação.

O Grupo foi vencedor nas categorias Melhor Espetáculo, Melhor Cenário, Melhor Caracterização, Melhor Ator para Luiz Navarro, Melhor Ator Coadjuvante para Fell Silva, Melhor Trilha sonora para Nice Albano e Zé Caetano, e a indicação para Melhor Direção para Jailson Vidigal.

O espetáculo conta uma história através de um universo lúdico criado pelo filho, onde um quintal é o cenário e uma carroça de madeira é o veículo para transportar seu velho pai, que possui a doença do Alzheimer. Através de suas memórias, o filho faz o pai revisitar e reviver histórias ou simplesmente inventar causos, numa relação de profunda entrega. No decorrer da narrativa, os personagens mergulham em uma aventura lúdica em busca das melhores lembranças e se deparam com conflitos e a certeza de que só o amor transforma a adversidade da doença.

Festival

A programação do Festival contou com encenação de 20 espetáculos, entre adultos e infantis, em oito locais diferentes, por grupos de teatro de nove Estados do país – Minas Gerais, Santa Catarina, São Paulo, Paraná, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Pernambuco e Tocantins.

Esta é a sexta participação do espetáculo “Um Minuto para Dizer que Te Amo” em festivais nacionais de teatro, sendo também premiado no Festival de Teatro Conselheiro Lafaiete (MG), Festival de Teatro de Ubá (BA), Festival Nacional de Teatro de Guaçuí (ES), Festival Nacional de Teatro de Ibiúna (SP), Festival Internacional de Teatro de Guaranésia (MG).

O grupo Artpalco já possui na trajetória outras importantes conquistas em festivais nacionais de teatro, como o Fringe – Festival de Teatro em Curitiba (PR) e Sesc Aldeia Jiquitaia (TO), dentre outros.

Apoio

A participação do Grupo Artpalco no Festival contou com apoio da Prefeitura de Araguaína, através da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Lazer, e também dos vereadores Marcos Duarte e Wilson Carvalho.