Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Dornil Sobrinho/Secom

Foto: Dornil Sobrinho/Secom

Em clima de festa, o distrito Luzimangues inaugurou nesta segunda-feira, 29, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Alzira Bastista Mendes para os moradores do Setor Boa Vista. A unidade foi entregue pelo prefeito Ronivon Maciel, senadora Dorinha Seabra Rezende, deputado federal Carlos Gaguim, dentre outras autoridades. 

A nova unidade conta com diversos atendimentos básicos, podendo atender até 2,3 mil pessoas por mês. A obra custou R$ 1,25 milhão, com recursos do Ministério da Saúde destinados pela senadora Dorinha, atendendo solicitação do vereador João Justino.

Durante discurso, o vereador João Justino ressaltou a homenagem à pioneira que deu nome à unidade de saúde. "A UBS será em homenagem a Dona Alzira, uma lavradora mãe de oito filhos, pioneira de Luzimangues, representando diversas famílias que residem e dependem da saúde básica no nosso distrito", disse. 

O prefeito Ronivon Maciel falou do avanço que Luzimangues vem tendo ao longo da sua gestão. "Iniciamos a gestão com duas equipes de saúde, e hoje, com todas as dificuldades que enfrentamos, avançamos para cinco equipes de Estratégia de Saúde da Família e duas unidades básicas de saúde. Nossa prioridade é a saúde e a educação e vamos lutar para entregar mais obras que estão em andamento até o final do primeiro semestre", afirmou. 

A senadora Professora Dorinha destacou que em Porto Nacional foi bem representada durante sua campanha. Segundo ela, contribuir através dos recursos é uma forma de retribuir à população. "Além da saúde, o distrito receberá a construção de uma escola de tempo integral e cerca de R$ 50 milhões destinados por mim para Luzimangues", informou. 

O vice-prefeito Joaquim ressaltou a felicidade ao ver o crescimento do distrito. "Janeiro sendo marcado por uma entrega bonita, obra que vai ajudar na saúde, não só os moradores do Boa Vista, mas também todos da região e damos graças a Deus por esse marco", analisou. 

Sobre a UBS, serão duas equipes de Estratégia Saúde da Família, funcionando das 7 às 19 horas, de segunda a sexta-feira. A comunidade contará com consultas médicas, odontológicas, sala de vacina e atendimento de enfermagem, com quase duas dezenas de pessoas trabalhando.

Alzira Batista Mendes, homenageada na unidade, faleceu em maio de 2000. Pioneira em Luzimangues desde 1988, chegou a Porto Nacional em 1945, casou-se em 1958 e, com muita luta, criou oito filhos.

(Foto: Dornil Sobrinho/Secom)

 (Foto: Dornil Sobrinho/Secom)