Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Em uma exposição que propõe despertar sentimentos do espectador a partir das cores, a mostra comercial coletiva 'Festividade em Cores', segue aberta para visitação na Aman Galeria de Arte até o dia 29 de fevereiro.

Baseando-se em estudos que evidenciam a influência nas emoções humanas, desde o século XIX, na Alemanha, as teorias das cores têm sido aprimoradas e aplicadas intencionalmente em diversas áreas, como arquitetura, design e marketing. Na arte visual, os artistas escolhem conscientemente cores que refletem os sentimentos que desejam expressar. Na Galeria, a mostra reúne obras dos artistas Ângela Leal, Luiz Rocha, Marcos Dutra, Pierre de Freitas, Ronan Gonçalves, Sérgio Lobo, Solange Alves e Thiago Nascimento.

Em 'Festividade em Cores', a curadoria escolheu obras que levam em conta a psicologia das cores. "Mais do que expressar sentimentos específicos, a exposição visa proporcionar uma experiência única a cada visitante, destacando o impacto positivo que uma obra de arte pode ter no ambiente pessoal ou profissional", pontua Kelly Souza, que ao lado de Nicia Prado, forma a dupla de galeristas e proprietárias da Aman. 

Segundo Kelly, a exposição é  uma oportunidade para que o público tenha contato com a arte de uma forma diferente. "Festividade em Cores' proporciona uma experiência sensorial ímpar aos visitantes ao explorar a relação entre cores e emoções durante as festividades de fim de ano. É uma oportunidade única para adquirir arte, seja para você ou para que seu presente seja imbuído do clima de fim de ano, de amor, renovação e esperança", afirma.

Com um enfoque conceitual no movimento interior gerado pelas festividades, os sentimentos escolhidos para a exposição que são refletidos nas obras incluem 'Desacelerar' (calma, equilíbrio, paz e aceitação), 'Acolher' (conforto, afeto, carinho, gentileza, união e paixão), 'Energizar' (alegria, diversão e otimismo) e 'Transformar' (fé, força, coragem, esperança e liberdade).

Conforme Nícia, os trabalhos que integram a mostra e buscam transmitir os sentimentos de 'Desacelerar' e 'Acolher' apresentam cores mais frias, enquanto aqueles destinados a transmitir os sentimentos de 'Energizar' e "Transformar' possuem tonalidades mais quentes.

"O poder das cores vai além de simples pigmentos, ele molda nosso humor, nossas emoções e até mesmo nossos anseios. Nosso cérebro, ao reconhecer uma cor, a transmuta em uma sensação ou sentimento. Esse processo cognitivo é potencializado quando associado à estética, representando o que temos de mais genuíno em nossa relação com as artes e com aqueles com quem compartilhamos essa experiência", finaliza.

Localizada na 108 Norte, Avenida NS 6, Lote  HM 12, Sala 4, a Galeria se tornou ponto de encontro para a comunidade artística local e vem promovendo uma série de eventos e atividades interativas ao longo do último ano, como oficinas, workshops e debates, criando um ambiente rico para artistas, estudantes e apreciadores da arte. (Cênicas Comunicação)