Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Estado do Tocantins encerrou o ano de 2023 com saldo positivo no número de vagas no mercado de trabalho, com 13.357 novos postos criados, mantendo a tendência de alta na geração de empregos. Entre janeiro e dezembro do ano passado, 125.355 trabalhadores foram contratados, ante os 111.998 desligamentos realizados. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados na última terça-feira, 30.

Dentre os estados da região Norte, o Tocantins obteve o terceiro melhor desempenho, atrás apenas do Pará (44.851) e do Amazonas (21.996). O governador Wanderlei Barbosa comemora os resultados publicados. “O saldo de geração de emprego foi satisfatório durante todos os meses do ano passado, nos posicionando sempre em destaque na região Norte. Não houve um só mês com resultado negativo. Isso demonstra a assertividade das ações e das políticas de desenvolvimento socioeconômico adotadas por nossa gestão e que terão continuidade neste ano, cumprindo nosso compromisso de cuidar e melhorar a vida das pessoas por meio do trabalho e da geração de renda”, reforça o governador.

Novamente, o setor de serviços liderou a abertura de novos postos de trabalho, com saldo de 7.459 vagas; o comércio apareceu em segundo, com a abertura de 2.956 vagas. Na sequência, apareceram o agronegócio (1.423); a indústria (1.010); e a construção civil (509).

Ainda de acordo com os dados do Caged, a cidade com maior índice de geração de empregos foi Palmas, com saldo de 5.464 vagas. A Capital foi acompanhada por Araguaína, com 2.474, e Gurupi, com 834.

O saldo positivo na geração de empregos em todo o Estado tem sido impulsionada, também, por políticas públicas implementadas pela Secretaria de Estado da Indústria Comércio e Serviços (Sics), que tem mantido o foco na atração de novos investimentos, melhoria do ambiente de negócios e capacitação de mão de obra, viabilizando a implantação de empresas.

“Uma determinação do governador Wanderlei Barbosa é a execução de políticas públicas de Estado, que cheguem a todos os tocantinenses e tenham perenidade. É com isso em vista que estamos trabalhando desde o início da gestão, confirmando o resultado positivo de geração de empregos. Em 2024, vamos nos empenhar para intensificar esses resultados”, afirmou o gestor da pasta, Carlos Humberto Lima.  (Secom/TO)