O Instituto TabokaGrande, com o apoio da Agência de Turismo de Palmas (Agtur) e da Goverta – Governança Turística de Taquaruçu, apresenta a tão esperada Queima dos Tambores 2024. Este evento, que antecede o carnaval de Taquaruçu, marca o início do calendário turístico da região e promete um espetáculo sem igual para moradores e visitantes.
Ritmo e Tambores de Capoeboicongo: Uma Celebração de Transformação
A Queima dos Tambores é a consagração de novos instrumentos, resultantes do processo de transformação e purificação de troncos de madeira, raízes e sementes em autênticos tambores de capoeboicongo. O mestre Wertemberg Nunes e sua família são os responsáveis pela arte e persona desses tambores, sendo a Banda TabokaGrande, sob sua coordenação, encarregada de proporcionar um espetáculo inigualável ao longo dos anos.
Experiência Turístico-Cultural do Tabokagrande
A Queima dos Tambores não é apenas um evento, mas sim uma experiência turístico-cultural do TabokaGrande. Com sua arte criativa voltada para visitantes e moradores de Taquaruçu, o evento destaca-se como uma celebração autêntica das tradições locais.
O Instituto de Inovação Cultura e Turismo do Tocantins-Cultur, em parceria com a OCA DO VENTO, assume a operação e produção da Queima dos Tambores, solidificando seu compromisso com a preservação e promoção da cultura local.
Programação Vibrante: Além da Queima dos Tambores
Antes da queima, os Alaurçu, representados pelo Boneco gigante Amarelo e Cavalim, saem pelas ruas convidando moradores e comércios locais para o grande evento na TabokaGrande. No dia 3 de fevereiro, das 19h às 21h, a Queima dos Tambores oferecerá uma programação intensa:
- Consagração dos tambores de capoeboicongo
- Ritos de construção e afinação no fogo
- Roda de Turimbó com cantos, causos e narrativas
- Roda de Cantorias em Capoeboicongo com a Banda TabokaGrande e convidados
- Oficinas e Participações Especiais: Envolvendo a Comunidade
Como parte das preparações, foram realizadas oficinas de Capoeboicongo com o Mestre Wertemberg e Edson Nunes de Vila Velha ES. Este ano, as cantorias contarão com a participação especial do Cantor e compositor Sabino, além de outros músicos convidados como Magoo do Bando Urtiga, Rodrigo Rodrigues, Marcelo Linares, Bruno Barreto, Aquiles Silva, e uma participação especial de Enes D´Arc.
História e Relevância da Queima dos Tambores
A Queima dos Tambores começou em 2002 como um ritual de purificação e transformação através do fogo, originando os tambores artesanais de troncos de madeira e barro, bem como o ritmo Capoeboicongo. O Turimbó, onde ocorre o processo de modelagem e afinação dos tambores, é o local onde pedidos de transformação são feitos, enquanto mitos da “Aldeia TabokaGrande” e canções populares das brincadeiras de Boi, Capoeira e Congo são entoados.
Banda TabokaGrande: Uma Jornada Musical e Cultural
Criada e liderada pelo mestre Wertemberg Nunes, a Banda TabokaGrande é uma expressão da Aldeia TabokaGrande, apresentando a cosmologia das origens amazônicas e tupi afro-brasileiras. Desde 2001, a banda tem acompanhado os eventos tradicionais do ponto de cultura, incorporando arranjos ao ritmo capoeboicongo para apresentações mais populares.
Após um período de hiato, a Banda TabokaGrande retornou aos palcos em 2023, participando de eventos como o carnaval de Taquaruçu, a abertura da feira Agrotins e o Palmas Férias. Seu repertório diversificado inclui canções dos rituais denominados “Mitos TabokaGrande” e “Cantorias em capoeboicongo”, gravados em dois discos disponíveis em plataformas de áudio em todo o mundo.