Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Davi Arduino/FOTOP

Foto: Davi Arduino/FOTOP

Palmas sediará uma prova inédita do Campeonato Brasileiro de Rally-Raid: o Sertões Series Tocantins. O evento, que conta com apoio da Prefeitura de Palmas, por meio da Agência Municipal de Turismo (Agtur), acontecerá dos dias 23 a 27 de setembro e terá como ponto de partida a Capital e chegada em Dianópolis, movimentando o esporte, o turismo e a economia da região. A Vila Sertões será montada no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues com abertura para visitação pública a partir do dia 22 de setembro.

Além da movimentação esportiva, a programação promete movimentar o setor turístico da cidade, como hotéis, restaurantes, bares e serviços de transporte sendo diretamente impactados pelo evento. A organização do evento é do Instituto Sertões.

Conforme a organização da prova, os pilotos percorrerão 1.058 km de percurso, dos quais 956 km serão de especiais cronometradas, representando 90,3% do trajeto. O rally reunirá motos, quadriciclos, UTVs e carros em uma disputa marcada por terrenos inéditos, que vão desde estradas de fazenda e piçarras até travessias de rios, áreas pedregosas e trechos extensos de areia, característicos do Tocantins.

De acordo com o diretor técnico do Sertões Series Tocantins, Edgar Fabre, quando se fala em um rally no Tocantins se imagina provas com muita areia, porém, o roteiro levantado para essa competição vai surpreender. “Andaremos por uma região atravessada pelo Sertões há mais de 20 anos e, por isso, é novidade para boa parte dos competidores. Os deslocamentos são mínimos, o que facilita a logística das equipes. O Series Tocantins será bastante desafiador, e ao mesmo tempo, divertido e completo”. 

Programação

O evento terá início em Palmas, no dia 23 de setembro, com o Prólogo, que definirá a ordem de largada. A partir daí, os competidores seguirão rumo a Ponte Alta do Tocantins, enfrentando caminhos estreitos, sinuosos e os primeiros desafios em areia. No dia seguinte, a disputa continua em formato de laço, em torno de Ponte Alta, com trechos técnicos de trial e novos obstáculos.

No terceiro dia, os pilotos e navegadores seguirão para Dianópolis, passando por regiões menos conhecidas do Estado, que exigirão atenção redobrada à navegação. Já a etapa final, em torno do município, será a mais dura da competição, reunindo erosões, serras, retas rápidas e um trecho de 40 km de areia pesada.

Durante o período em que a competição estiver em Palmas, o Centro de Convenções Arnaud Rodrigues será transformado na Vila Sertões, espaço que funcionará como base de apoio do evento.

No local, o público terá acesso à praça de alimentação, programação cultural e atrações abertas à comunidade, fortalecendo a integração entre o rali e a cidade.

Impacto

Para a presidente da Agtur, Ana Paula Setti Nogueira, o impacto vai além da dimensão esportiva. “Receber o Rally dos Sertões é muito mais do que sediar uma competição esportiva: é movimentar toda a cadeia do turismo da cidade. Um evento deste porte fortalece nossos hotéis, bares, restaurantes e serviços de transporte, além de promover Palmas para o Brasil e o mundo como destino de experiências. Esse impacto positivo gera emprego, renda e contribui para consolidar nossa Capital como referência no turismo de eventos”, destacou. (Com informações da Secom Palmas)