Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação Seagro/TO

Foto: Divulgação Seagro/TO

A colheita da soja, principal grão ativo econômico do Tocantins, iniciou nas principais regiões de produção do grão no Estado. A região que compreende o município de Pedro Afonso está com aproximadamente 9% de área colhida. Já a região de Paraíso do Tocantins, no centro do Estado, encontra-se com cerca de 8%, conforme dados levantados pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro).

As empresas agrícolas relatam que este ano há atraso por conta do plantio tardio em função das condições climáticas causadas pelo fenômeno El Niño.

Milho 

O 4° levantamento de safra da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) aponta para redução da área de milho superior a 10%. Com isso, pela primeira vez nas últimas seis safras, o Tocantins não terá ampliação da área plantada do cereal.

Em contrapartida, a área de sorgo e gergelim deve ter crescimento expressivo com grande destaque para o gergelim. Ainda de acordo com empresas do ramo, a área semeada com a cultura deve ser mais do que dobrada no estado na safra 2023/2024.

A safra anterior alcançou significativo crescimento, saltando de 31 mil hectares na safra 2021/2022 para mais de 50 mil hectares na safra 2022/2023, ampliando em mais de 60% a área semeada com gergelim.

O engenheiro agrônomo da Seagro, Thadeu Teixeira Júnior, recomenda que nos próximos dias os produtores e técnicos devem ficar atentos às condições climáticas para continuidade da colheita. “Para auxiliar os profissionais da área, a Secretaria da Agricultura disponibiliza o aplicativo Info-Tempo. Lá, é possível verificar as condições climáticas, a umidade no solo, o manejo fitossanitário, entre outras informações, auxiliando na tomada da decisão mais assertiva, tanto para colheita quanto para plantio da segunda safra”, informou o engenheiro agrônomo. (Com informações Secom/TO)