Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação HDT-UFT

Foto: Divulgação HDT-UFT

O Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) participará do projeto de pesquisa “Análise dos casos de leishmanioses humana e canina em uma área hiperendêmica no norte do Brasil”, aprovado no edital nº 01/2023 da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Tocantins (FAPT). O hospital, que é referência no atendimento à doença, irá ceder informações para o desenvolvimento da pesquisa.

O projeto é coordenado pela professora Andrielly Gomes de Jesus, gerente de Atenção à Saúde do HDT-UFT, e pelo professor Helierson Gomes (UFNT); e utilizará sistemas de informação geográfica (SIG) para realizar um georreferenciamento dos casos confirmados nos bairros do município de Araguaína, no período de 2013 a 2023. Por meio dos mapas gerados, a equipe verificará a necessidade da criação de ações para o combate da doença, conforme as especificidades de cada região.

“Trata-se de um projeto inovador, pois todos os casos confirmados tanto em humanos como nos canídeos serão georreferenciados e, posteriormente, realizada uma análise espacial para identificação de uma possível formação de áreas de risco (clusters), sugerindo uma possível relação entre os casos”, destaca a professora Andrielly. Ela explica, ainda, que as análises iniciarão do ponto exato no qual surgem novos casos, o que irá otimizar o combate ao vetor de transmissão da leishmaniose em áreas de risco.

Pesquisa e desenvolvimento

A pesquisa é vinculada ao Laboratório de Saúde Única e Epidemiologia (Lasup) da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), que possui como projeto macro a Sala de Situação, a qual tem o intuito de realizar um diagnóstico da saúde dos bairros de Araguaína, tanto de casos de leishmaniose, quanto de arbovirose. O projeto aprovado pela FAPT receberá o recurso de R$ 70 mil para estudar a leishmaniose visceral e tegumentar em humanos e em cães, analisando a possível relação entre eles.

Leandro Pereira Ribeiro Neto, estudante de Medicina e bolsista do Lasup, participará da equipe do projeto aprovado pela FAPT. Ele destaca que o estudo visa, além de contribuir para o conhecimento científico, beneficiar a população de forma direta. “Criar ações assertivas para cada região torna possível perceber o quanto esse direcionamento agiliza processos, otimiza resultados e reduz custos, sendo uma medida que tem potencial de atingir as esferas estadual e nacional”, ressalta.

O grupo de pesquisa da Sala de Situação do Lasup é composto por 12 bolsistas - incluindo integrantes do Programa de Iniciação Tecnológica (PIT/Ebserh) - e 3 voluntários, além dos professores que fazem parte da equipe. “A captação do fomento junto à FAPT fortalece pilares fundamentais que são a pesquisa, extensão e inovação tecnológica e toda a infraestrutura necessária para sua prática com qualidade, em uma região ainda muito carente de pesquisas”, conclui a professora Andrielly Gomes de Jesus.

Sobre a Ebserh

O HDT-UFT faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.