Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

A Incubadora Social da Universidade Federal do Tocantins (UFT) realiza nessa quinta-feira, dia 8 de fevereiro, das 8h às 10h, oficina com o tema "Saberes Populares: Plantas Medicinais". A oficina será ministrada por Daniela de Carvalho, engenheira agrônoma formada pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). As inscrições, gratuitas, podem ser realizadas por meio do formulário online ou no local.

Diferente das demais atividades da Incubadora Social realizadas em Palmas desde o segundo semestre do ano passado, esta oficina não será realizada no CRAS Karajá, no Aureny III, e sim no Centro de Referência de Assistência Social da quadra ARSE 131 (1.304 Sul) - o CRAS Krahô. A mudança de local faz parte da estratégia definida pela equipe do projeto com a Secretaria Municipal de Políticas Sociais e Igualdade Racial de Palmas (Sempsir) para oportunizar a participação de mulheres de diversos bairros e regiões da cidade nas atividades da Incubadora.

Outros pontos de assistência social do município também devem receber oficinas, minicursos ou eventos culturais do projeto até o final do ano.

O projeto

A Incubadora Social é um projeto da Universidade Federal do Tocantins realizado por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex/UFT), com o apoio do Ministério das Mulheres, a Secretaria da Mulher do Estado do Tocantins e as prefeituras de Palmas e Araguaína, por meio da Secretaria Municipal de Políticas Sociais e Igualdade Racial (Sempsir) e da Secretaria Municipal da Assistência Social, Trabalho e Habitação (Semasth), respectivamente.

A iniciativa pretende beneficiar cerca de 500 mulheres e suas famílias até o final de 2024, nos municípios de Palmas/TO e Araguaína/TO, com a oferta de atendimentos psicossociais periódicos em grupo com equipe multiprofissional formada por psicólogas, assistentes sociais e terapeuta ocupacional, além da realização de oficinas, minicursos e atividades culturais.

O público prioritário do projeto são mulheres em situação de vulnerabilidade social, em especial situação de rua, mas qualquer mulher ou menina, a partir dos 12 anos de idade, pode participar das ações - que são todas gratuitas - assim como homens interessados.