Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Araguaína

Foto: Marcos Filho Sandes

Foto: Marcos Filho Sandes

Os órgãos municipais de Araguaína terão ponto facultativo na segunda e terça-feira de Carnaval, dias 12 e 13 de fevereiro, e no período da manhã da quarta-feira, 14. O retorno do funcionamento dos órgãos administrativos que possuem expediente na parte da tarde será às 14 horas da Quarta-feira de Cinzas. O horário foi estabelecido pelo Decreto nº 244/24, publicado na edição n° 2965 do Diário Oficial do Município, de 6 de fevereiro, que leva em consideração os feriados nacionais e dias de ponto facultativo no ano de 2024 estabelecidos pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

O ponto facultativo não se aplica às unidades e serviços considerados essenciais, que por sua natureza não podem ser paralisados ou interrompidos, como a UPA (Unidade de Pronto Atendimento), PAI (Pronto Atendimento Infantil), HMA (Hospital Municipal de Araguaína) e SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), além dos serviços de coleta de lixo.

Transporte público

O transporte público coletivo funcionará em esquema especial. Na segunda, 12, o itinerário dos ônibus terá a rotina dos sábados: 11 ônibus circulando em oito linhas pela parte da manhã e sete ônibus à tarde, a partir das 13h30. O intervalo entre cada passagem é de 30 minutos, em média.

Na terça de Carnaval, dia 13, o esquema será o mesmo do domingo, com sete veículos percorrendo cinco linhas e com um intervalo de 40 minutos entre cada ônibus. Na quarta-feira, 14, o itinerário retorna ao fluxo normal.

Carnaval

A Prefeitura de Araguaína decidiu não realizar a programação de Carnaval deste ano na cidade e investir na reforma e ampliação do CEI Constantino Pacífico de Oliveira, na Vila Cearense, e nas obras de implantação do novo cemitério público municipal, no Setor Monte Sinai.

Funcionamento do comércio

De acordo com publicação da Aciara (Associação Comercial e Industrial de Araguaína), o acordo coletivo entre o Seceto (Sindicato dos Empregados do Comércio no Estado do Tocantins) e a Fecomércio (Federação do Comércio no Tocantins) definiu o funcionamento normal das atividades comerciais na segunda. Na terça-feira, as atividades também podem ocorrer normalmente sendo aplicadas horas extras somente após o expediente padrão.