Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Eduardo Azevedo/Energisa-TO

Foto: Eduardo Azevedo/Energisa-TO

Se preparando para curtir o Carnaval no Tocantins? Então é melhor também se preparar para um fim de semana chuvoso e com ventos fortes no Estado. De acordo com informações do Grupo Storm, especializado em monitoramento meteorológico em parceria com a Energisa, o Tocantins deve enfrentar chuvas intensas e ventos de até 70 km/h entre os dias 10 (sábado) e 11 de fevereiro (domingo). A partir da segunda, 12, o clima vai esquentar, pois a previsão é que a temperatura suba acima da média. 

A meteorologista e consultora do Grupo Energisa, Ana Paula Paes, detalhou a previsão para cada dia do Carnaval. De acordo com suas explicações, nos primeiros dias, as regiões mais impactadas serão o Norte e Centro-Leste do Estado. “No sábado (10), a atenção deve se voltar para o Centro-Sul do Tocantins, enquanto no domingo as chuvas intensas começarão a reduzir, mas ainda exigirão cautela, especialmente no Sudoeste e Norte do Tocantins. Na segunda-feira, a instabilidade diminuirá, as chuvas serão mais leves e a temperatura deve aumentar, ficando acima da média", explicou. 

Por conta da intensidade da chuva prevista, a concessionária de energia recomenda que os clientes se atentem também à segurança com a rede elétrica. “Durante uma tempestade, a primeira recomendação é retirar os equipamentos elétricos das tomadas para evitar curto-circuito ou queima dos aparelhos. Também não é recomendado mexer em cabos ou antenas, para evitar choques elétricos. Em locais com possibilidade de enchentes ou alagamentos, é essencial deixar o disjuntor desligado e jamais tocar em fiação ou cabos desgastados”, explica a coordenadora de saúde e segurança da Energisa Tocantins, Luciana Teixeira. 

Já em relação à rede elétrica, caso observe algum objeto lançado na rede, a orientação é a de manter distância de cabos rompidos e jamais tentar retirar qualquer tipo de objeto da rede, pois eles podem estar energizados e causar choques ou até acidentes fatais. “Para evitar acidentes com descargas atmosféricas, orientamos também evitar áreas descampadas, ficar longe de árvores e estruturas metálicas e não manusear equipamentos ligados à tomada durante as tempestades”, reforça a coordenadora. 

A Energisa recomenda que os clientes comuniquem ocorrências de falta de energia utilizando os seguintes canais digitais: por telefone, discando para o número 0800 721 3330; através do aplicativo Energisa On, disponível tanto na Google Play quanto na App Store; pela Agência Digital no site energisa.com.br; e via atendente virtual pelo WhatsApp (Gisa) acessível em www.gisa.energisa.com.br. 

Dicas de segurança para o carnaval 

Para garantir a segurança dos participantes, a Energisa Tocantins compartilhou uma série de orientações: 

  1. Mantenha distância da rede elétrica: Ao acompanhar os blocos ou trios elétricos, é vital manter-se a uma distância segura da rede elétrica, observando a altura máxima permitida para essas estruturas. Uma distância mínima de dois metros das redes elétricas é recomendada, pois mesmo a proximidade dos fios pode representar um risco de choque elétrico. 

  2. Em caso de colisão entre carros e postes de energia: Se ocorrer uma colisão envolvendo veículos e postes de energia, é essencial evitar o contato com cabos caídos e partes metálicas dos veículos para evitar o risco de choque elétrico. A orientação é contatar imediatamente a Energisa através dos canais disponíveis. 

  3. Evite lançar objetos em direção às redes de energia: Serpentinas, jatos de espumas, água e fogos de artifício não devem ser direcionados às redes elétricas para evitar o risco de choque elétrico. 

  4. Não fixe decorações em postes ou redes elétricas: É proibido fixar qualquer tipo de decoração ou adereço nas estruturas elétricas, a fim de evitar danos e acidentes. 

  5. Não manipule cabos de baixa/média tensão: Mesmo utilizando luvas isolantes, é fundamental não tocar ou levantar cabos de energia, pois isso deve ser feito apenas por profissionais qualificados da Energisa. 

  1. Evite sobrecarregar pontos de energia: Durante as festividades, evite conectar vários equipamentos a um mesmo ponto de energia para evitar curtos-circuitos e incêndios. 

  2. Não faça ligações clandestinas: Além de ser uma prática ilegal, as ligações clandestinas aumentam significativamente os riscos de acidentes. Em caso de necessidade de energia temporária para camarotes, bloquinhos ou barracas, é fundamental solicitar uma ligação de energia temporária através da Energisa. 

  3. Evite soltar fogos de artifício próximos à rede elétrica: A manipulação irresponsável de fogos de artifício pode causar danos à rede elétrica, representando um sério perigo para os foliões. 

  4. Solicitação de ligação provisória: É fundamental garantir a solicitação de ligação provisória à Energisa com pelo menos cinco dias úteis de antecedência ao organizar eventos temporários, como bloquinhos de carnaval, festas particulares ou confraternizações em chácaras. Isso visa garantir segurança e fornecimento adequado de energia elétrica para prevenir acidentes e assegurar o sucesso das celebrações.