Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

De norte a sul do Tocantins, histórias se cruzam, por meio do Projeto Reinventar, que veio para mudar a vida de mulheres em situação de vulnerabilidade. A iniciativa é da BRK, uma das maiores empresas de saneamento do país, que promove acesso ao desenvolvimento profissional e emprego para 60 incluídas nos cursos de formação. Elas compartilham do mesmo sonho, têm histórias parecidas, mas cada uma com a sua singularidade.

Uma delas é Fernanda de Sousa, de 28 anos, mãe de quatro filhos, e que trabalha durante todo o dia. Ela faz parte do projeto Reinventar, com sua irmã em Gurupi, e usa o período da noite, para participar dos cursos de assistente administrativo e instalação hidráulica. “Também faço faculdade de pedagogia, e agora participando desse curso que eu creio que vai dar certo. Estou buscando meu lugar ao sol, entendendo a minha capacidade, me colocando na luta para vencer”, conta.

Além da nova oportunidade em aprender, Fernanda também comemorou a ajuda de custo e todo aparato que a BRKestá oferecendo para que aprimorem seu desenvolvimento profissional. “Não existe nenhuma atividade que nós mulheres não possamos fazer, mais que tarefas domésticas sei que podemos contribuir em diversos setores da sociedade”, explicou.

Com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), o curso é direcionado a 20 mulheres de Gurupi, e iniciou nesta terça-feira, 06. A iniciativa faz parte, dentre diversas outras atividades, das ações de responsabilidade social da BRK - companhia que opera com os serviços de água e esgoto, e tem como objetivo de alcançar as comunidades com ações de ESG, levando lazer, cultura, educação e fomento ao desenvolvimento social.