Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Rogério Miranda/Secom Gurupi

Foto: Rogério Miranda/Secom Gurupi

O carnaval de Gurupi 2024 chegou a sua terceira noite e os foliões mostraram que ainda têm energia de sobra para curtirem o Melhor Carnaval do Norte do Brasil até o último minuto da folia. Nesse domingo, 11, a animação na Avenida ficou por conta da banda baiana Terra Samba e do funkeiro MC Jacaré, além de atrações regionais como Deusa Pinheiro, Mário Souzza, Higor Queiroz e Will Oliveira. 

O circuito da folia novamente se encheu de cores, fantasias, danças, harmonia e muita animação, afinal de contas, esses são quesitos essenciais que fazem o Carnaval de Gurupi ser reconhecido Brasil afora. Logo no início da noite, para esquentar o clima, as bandas regionais passaram pela Avenida animando os foliões com muitos ritmos e sucessos da atualidade, bem como hits nostálgicos que não podem faltar na festa de Momo. Mario Souzza e Deusa Pinheiro abriram a programação com muito carisma e interação com o público e não deixaram ninguém parado.

Em seguida, a primeira atração nacional da noite subiu no trio elétrico. A banda baiana Terra Samba percorreu a Avenida trazendo sucessos como "Carrinho de mão", "Liberar geral" e "Na manteiga", levando o público ao delírio. Eles também mesclaram o repertório com alguns hits da atualidade, como "Golzinho vermelho", "Perna bamba" e "Macetando". Os cantores interagiram com o público da Avenida e dos camarotes, inclusive, o vocalista Tito Fervura desceu do trio e subiu no camarote oficial da Prefeitura.

Antes de subirem no trio, os cantores do Terra Samba externaram sua expectativa com o show no Carnaval de Gurupi. "Uma enorme satisfação estarmos em Gurupi pela primeira vez, muito obrigado a prefeita Josi Nunes pela oportunidade. Vamos cantar muitos sucessos que a galera gosta, preparamos um show exclusivo para Gurupi, com um repertório bem eclético para atender tanto os mais jovens, quanto a galera das antigas", disseram os vocalistas Mário Ornellas e Tito Fervura.

 (Foto: Rogério Miranda/Secom Gurupi)

E não parou por aí. Logo na sequência uma das atrações mais aguardadas também subiu ao trio. MC Jacaré, que é uma das estrelas do funk nacional atualmente, trouxe para o circuito seus hits de sucesso, entre eles "Pequi de Goiás", "Vento Forte" e "Poupa no chão", entre outros. "Que cidade maravilhosa com uma galera bem alto astral, vamos botar pra quebrar, vem com o MC Jacaré, vamos juntos fazer um grande show e atender o pedido da galera pelo funk", disse. O ritmo foi um dos pedidos dos foliões para o Carnaval 2024 durante pesquisa realizada após o evento no ano passado.

Após as atrações nacionais, o ritmo seguiu animado na Avenida e os trios continuaram a festa ao som dos cantores regionais Higor Queiroz e Will Oliveira.  

E quem não cansa de esbanjar energia e entusiasmo com cada atração que passa pelo circuito é a prefeita Josi Nunes. No meio dos foliões ela percorreu mais uma vez toda a Avenida e destacou sua alegria com o andamento do Carnaval até aqui. "Chegamos a nossa terceira noite e estou muito feliz em ver que o Carnaval de Gurupi mais uma vez está sendo um sucesso. As pessoas têm elogiado a organização, as atrações e mostrado realmente que gostaram da festa com muita animação na Avenida. Se alguém ainda não veio ainda dá tempo de vir curtir o melhor Carnaval do Norte do Brasil", disse.

(Foto: Rogério Miranda/Secom Gurupi)

 (Foto: Rogério Miranda/Secom Gurupi)

Foliões

Os foliões mais uma vez tomaram conta do circuito da folia e não pouparam energia para curtir mais uma noite de festa. A multidão seguiu o trio com muita empolgação e foi no embalo dos sucessos da noite. "A energia do Carnaval de Gurupi é diferente, é uma festa muito animada e ao mesmo tempo segura, então você curte mais a vontade, já é a quinta vez que pulo Carnaval aqui e recomendo sempre para os amigos", comentou Renato Couto, morador de Porangatu-GO.  

O entregador Henrique Lima não perdeu nenhuma noite e enalteceu a Prefeitura de Gurupi pela escolha das bandas que estão animando a folia. "Esse ano a organização acertou muito nas atrações, estão sendo bandas muito boas, com uma energia maravilhosa, não perdi nenhuma noite e vou até o fim", destacou.

Matinê

Neste domingo, a tradicional Matinê também fez o circuito da folia ferver durante a tarde e início da noite, embaixo do túnel. Embalados pelo Som Automotivo e pela atração regional DJ Gabriel Porteira, os foliões curtiram um grande esquenta para o que viria a seguir durante a noite. A novidade da Matinê para este ano foi a mudança do local, que agora passou a ser realizada no circuito oficial, encerrando um ciclo de 37 anos sendo realizada em frente ao Hotel Veneza, à pedido dos proprietários do estabelecimento.

Trevo da Praia

O Carnaval de Gurupi 2024 também segue a todo vapor no povoado Trevo da Praia, localizado a 70km do Centro da cidade. A Prefeitura de Gurupi fez questão de promover também a folia aos moradores do Trevo e da região, levando atrações regionais que animaram o povoado durante dois dias. Neste domingo, Rick Souza e Banda Black conduziram a festa no Trevo, enquanto no sábado foram Rafael Barbosa e Tok Geral.

Programação

Dia 12 de fevereiro:

Matinê (Circuito) 16 horas: Trio M1 – Z-Dubai

Matinê (Mutuca) 16 horas: Trio M2 – Letícia Melo

Circuito Oficial

21 horas: Trio M2 – Kethy

23 horas: Trio M1 – Chiko Chocolate

00:30 horas: Trio Nacional – Naiara Azevedo

02 horas: Trio M1 – Jefferson Alves

02 horas: Trio M1 – Nailson Lima

02 horas: Trio M2 – Thyago e Gabriel

Dia 13 de fevereiro:

20 horas: Trio M1 – Meninas do Piseiro

21 horas: Trio M2 – Amigos do Samba

22:30 horas: Trio Nacional – Tatau

00 horas: Trio M2 – Véi de Bengala

00:30 horas: Trio M1 – Wpresley.