Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cotidiano

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

No extremo norte do Tocantins, o saneamento se faz presente na região onde a natureza encontra o cerrado e a floresta amazônica. O Bico do Papagaio é uma região importante para o estado por ser rico em cultura e belas praias de água doce. A BRK está presente em quatro cidades da região formada por 10 municípios. Em Aguiarnópolis, Augustinópolis, São Sebastião do Tocantins e Tocantinópolis a companhia universalizou os serviços de água tratada.

De acordo com o gerente de operações da BRK Tocantins e Pará, Lucas Damaceno, os municípios avançaram também em esgotamento sanitário. “Atualmente, mais de 30% das famílias dos municípios atendidos pela BRK no Bico do Papagaio têm seu esgoto coletado e 100% deste esgoto é tratado. O saneamento melhora a qualidade de vida das pessoas prevenindo doenças de veiculação hídrica, além de contribuir com o meio ambiente. Considerando a diversidade natural da região, os serviços auxiliam na preservação da típica beleza do Bico do Papagaio”, destacou.

Duas Estações de Tratamento de Esgoto foram inauguradas em 2022, sendo uma em Aguiarnópolis e uma em Augustinópolis, com capacidade de tratamento de 1,4 milhões litros por dia. Os sistemas construídos são de alta tecnologia com tratamento por meio de processo biológico que garantem remoção de mais de 99% de impurezas do efluente gerado.

Os índices de cobertura de esgoto também superam outras cidades da região, alcançando mais de 32% da população urbana, enquanto na região Norte do país, 14,7% dos domicílios têm acesso a coleta de esgoto, sendo que apenas 82,9% o esgoto coletado recebe tratamento.

Em termos operacionais, a companhia aplica medidas para que sejam preservados anualmente mais de 8,6 milhões de litros de água no processo de fornecimento de água tratada. “Para garantir a qualidade da água tratada que é distribuída para a população são realizadas anualmente mais de 19.000 análises em laboratórios, atendendo assim aos padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Para o controle de qualidade do tratamento de esgoto são realizadas anualmente mais de 4 mil análises em laboratórios próprios e terceiros”, relatou Damaceno.

Mais investimentos

Para os próximos anos, a BRK continua com seu compromisso de levar o saneamento para muito além do básico, trazendo novos investimentos para os municípios do Bico do Papagaio. Estão previstos investimentos para melhorias e ampliação dos serviços prestados, eficiência energética, setorizações e redução de perdas de água, trazendo maior segurança operacional para os sistemas. Em destaque, estão as obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário dos municípios atendidos pela BRK.

Comunidade

Para fortalecer o compromisso com os municípios do extremos norte do estado e valorizar o saneamento básico na região, a companhia fomentou, em parceria com as secretarias municipais, diversas iniciativas que contribuíram para o desenvolvimento social e econômico e preservação do meio ambiente, por meio de programas socioambientais direcionados e alinhados aos objetivos de desenvolvimento sustentáveis no Brasil. Entre as atividades realizadas estiveram capacitação com cursos de informática, ação na horta comunitária, Pit Stop Ambiental na Semana do Meio Ambiente, além de palestras e teatros educativos em escolas públicas para jovens e crianças.