Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Além de fomentar o empreendedorismo, o CMEC também atua como um veículo para o desenvolvimento cultural e a inclusão social.

Além de fomentar o empreendedorismo, o CMEC também atua como um veículo para o desenvolvimento cultural e a inclusão social. Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Além de fomentar o empreendedorismo, o CMEC também atua como um veículo para o desenvolvimento cultural e a inclusão social. Além de fomentar o empreendedorismo, o CMEC também atua como um veículo para o desenvolvimento cultural e a inclusão social.

O Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) do Tocantins, impulsionado pela Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Tocantins (Faciet), está avançando para promover o empreendedorismo feminino e o desenvolvimento cultural em todo o estado. Atualmente presente em quatro cidades do estado - Paraíso, Araguaína, Gurupi e Ananás - o CMEC prepara-se para expandir para mais quatro cidades no primeiro semestre deste ano: Dianópolis, Palmas, Miracema e Miranorte.

A posse do novo núcleo em Palmas está programada para o início de março, enquanto Miranorte está em processo de formação e sensibilização para também receber o Conselho em breve.

O presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Tocantins, Fabiano do Vale, destaca a importância do CMEC como um instrumento vital para que as lideranças femininas discutam seus desafios e busquem novos horizontes para a comunidade empresarial. "O CMEC é mais do que uma iniciativa, é uma plataforma que mobiliza corporações organizadas e promove a economia criativa", ressalta o presidente.

Além de fomentar o empreendedorismo feminino, o CMEC também atua como um veículo para o desenvolvimento cultural e a inclusão social, especialmente para as mulheres. Ao capacitar as empreendedoras locais e criar oportunidades para a expressão cultural, o conselho contribui significativamente para o crescimento econômico e a construção de uma sociedade mais justa e equitativa.

A presidente do CMEC no Tocantins, Antônia Lopes, enfatiza a importância da união e das ações voltadas para fortalecer o empreendedorismo nas cidades tocantinenses. "Diversas ações já foram planejadas e serão executadas durante o ano de 2024. Cabe ressaltar que todas as programações foram pensadas por nós, mulheres, para atender às demandas e necessidades que enfrentamos no mundo dos negócios", destaca.

Com mais de 40 mulheres engajadas, incluindo membros da diretoria, um conselho consultivo composto por representantes de 6 cidades do Tocantins e 20 conselheiras representantes das associações comerciais do estado, o Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura do Tocantins está firmemente estabelecido como uma força motriz para a transformação positiva em todo o setor empresarial do estado. (Precisa/AI)