Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Arquivo Secom/TO

Foto: Arquivo Secom/TO

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), participa do 1° Festival do Buriti e Feira Agrocultural, em Divinópolis do Tocantins, região central do Estado. O evento será realizado nos dias 23 e 24 de fevereiro, na feira coberta da cidade. O buriti é uma das cadeias produtivas agroextrativista do cerrado tocantinense.

De acordo com a engenheira agrônoma da Seagro, Francisca Marta Barbosa, este 1° festival do Buriti tem como objetivo primordial fortalecer o agroextrativismo na agricultura familiar no Tocantins. “E a partir disso, gerar renda e organização das mulheres agroextrativistas, com seus produtos das cadeias de valores, com isso apresentar estes produtos para comercialização. É um festival para integração, palestras e incentivos focados nas vendas, inclusive para o PAA [Programa de Aquisição de Alimentos]”, explica.

“O Governo do Tocantins vem incentivando esta atividade. Além da cadeia do buriti, fortalece as cadeias de outros produtos agroextrativistas para promover e garantir a sustentabilidade das mulheres agroextrativistas da APA Cantão e do Jalapão, por meio das exposições e da comercialização de seus produtos, como buriti, mangaba, baru, artesanato de capim-dourado, entre outros, e assim divulgar esses produtos advindos da rica biodiversidade do Cerrado e garantindo renda”, complementou a engenheira agrônoma, Francisca Marta.

Fruto

O buriti é uma das plantas que são símbolos do Cerrado e sua diversidade de uso tornou-o conhecido como a Árvore da Vida. Além de fornecer matéria-prima para remédios, alimento, artesanato e abrigo, o buriti desempenha um papel importante para a manutenção de nascentes e cursos d’água no Cerrado, sendo assim fundamental para o ecossistema e para as populações que nele vivem. A polpa extraída do fruto do buriti é um produto amplamente comercializado e consumido pelas populações rurais e urbanas em grande parte do país.

O sabor exótico do buriti está ganhando cada vez mais espaço em sorveterias nas grandes cidades, apontando para um mercado promissor que exigirá cada vez mais organização das comunidades produtivas e também atenção dos gestores públicos para a viabilização da atividade extrativista.

Parceiros

São parceiros do evento: Seagro, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), prefeitura municipal de Divinópolis, Serviço de Apoio às Pequenas e Micro Empresas (Sebrae) e APA Cantão.

A programação completa do evento pode ser conferida no site da Seagro.